Unicap sedia o II Torneio Internacional de Mediação

Começou nesta segunda-feira (05) o II Torneio Internacional de Mediação, com a supervisão da Internacional Academy of Dispute Resolution (INADR) e apoio institucional do curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de Pernambuco. A INADR é responsável por promover torneios de mediação ao redor do mundo, buscando conscientizar os acadêmicos a respeito da importância da mediação e sua relevância.

IMG_20160905_084713306
Richard Calkins

Richard Calkins é da Drake University de Iowa e é presidente do Instituto Internacional de Mediação. “Faremos muito mais do que aprender a mediar. Vamos treinar os alunos e eles se sentirão confortáveis para mediar, é um processo que podem aprender facilmente. Mediação é um jeito bem diferente de alcançar resoluções e, para isso, é necessário concordar, as partes precisam se unir e trabalhar juntas. É melhor do que ir para o tribunal. A mediação está tomando conta, pouquíssimos casos nos Estados Unidos vão para julgamento, a maioria deles é resolvida com mediação por ser muito mais satisfatório. Advogados, quando fazem mediação, se sentem muito melhor do que quando vão para julgamento. O trabalho dele, no tribunal, é fazer a outra parte parecer mal e isso faz muito mal a eles, não há como se sentir bem fazendo outro parecer ruim; não é saudável, não é um jeito bom de viver. Por isso, quando eles vão para mediação, eles se sentem mais leves e curados. Mediação vai muito além do acordo, mediação é curar. E é isso que queremos ensinar aos alunos, como sair de advogado para pacificador.”

Todos os participantes do torneio terão direito a certificado e os vencedores do torneio ganharão troféus e um convite para participar do campeonato mundial. O evento é gratuito e acontecerá nos dias 5, 6, 7 e 9, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

IMG_20160905_084947931
Unicap recebe alunos de várias universidades para participar do evento