Unicap sedia II Colóquio de Filosofia Política
|Na última segunda-feira (27) foi realizado, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da Unicap, o início do 2º Colóquio de Filosofia Política, organizado pelo curso de Filosofia. O Prof Dr. José Francisco Meirinhos, da Universidade do Porto, em Portugal, foi o convidado para proferir a conferência de abertura, com o tema: “São Bernardo de Claraval, a Filosofia e as Escolas do Século XII”.
Professor de Filosofia da Unicap e mediador do evento de abertura, Antônio Carlos comentou sobre o objetivo do evento, que vai até o próximo dia 29 e reúne especialistas e professores da Universidade Católica e outras instituições. “O intuito é promover momentos de debate e socialização da produção de pesquisas e artigos que estão sendo feitos para todos aqueles que vierem assistir, independentemente de ser aluno de Filosofia.”
José Meirinhos, convidado especial do evento, é especialista em filosofia medieval e trouxe o conflito entre São Bernardo de Claraval e Abelardo, dois grandes personagens do século XII, que debatiam a importância da filosofia para a compreensão do homem com a verdade absoluta e Deus. “O choque entre eles é bastante interessante, pois permite compreender a grande renovação do saber e das escolas que ocorrem no século XII e também como dois homens contemporâneos veem a filosofia de forma diferente.” Ainda segundo José, entender essa fase da filosofia é muito importante para os alunos compreenderem as próximas fases. “Essa época é da origem da renovação do saber na Europa e no mundo latino, com a fundação de novas escolas, traduções para o latim de obras que eram desconhecidas da antiguidade grega e são homens como Abelardo e Bernardo que estão na origem dessa nova era do saber para o mundo.”