Alunos do CCBS abrem a 19ª Jornada de Iniciação Científica da Unicap

A 19ª Jornada de Iniciação Científica da Unicap começou nessa terça-feira, dia 17 de outubro, mas ela simboliza, na verdade, o fim da jornada percorrida pelos alunos e voluntários do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), em seus cursos e projetos de pesquisa realizados nos últimos 12 meses. Do dia 17 até o dia 20 de outubro, mais de 300 alunos irão apresentar seus projetos de pesquisa que vêm sendo trabalhados há um ano, sob a orientação de um professor.

Na manhã da terça-feira, 17 alunos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) foram os primeiros a apresentar suas pesquisas. Dentre eles, oito apresentaram seus trabalhos no Auditório G1, no 1º andar do Bloco G, enquanto outros nove apresentaram no auditório do 1º andar do Bloco J. As apresentações ocorreram entre as 9 horas até as 12h. Cada aluno teve 10 minutos para mostrar sua pesquisa.

Laryssa, professor Eduardo Eriko e Tatyane

Dentre os temas abordados pelos alunos no Auditório G1, Laryssa Marya Henrique Santos e Tatyane Gomes de Oliveira falaram sobre os efeitos da cicloergômetria passiva e da estimulação elétrica, respectivamente, sobre parâmetros hemodinâmicos  em pacientes críticos, enquanto Emanoella Maria Ramos de Oliveira e Fabiana Siqueira de Souza apresentaram suas pesquisas sobre os impactos do emprego do CPAP em pacientes portadores de apneia obstrutiva do sono com hipertensão arterial descontrolada. Laryssa e Tatyane contaram com a orientação do professor Eduardo Eriko Tenório de França no decorrer de suas pesquisas, enquanto o professor Flavio Maciel Dias de Andrade orientou Emanoella e Fabiana. Ao final das apresentações, a banca de professores fez uma breve avaliação da performance dos alunos e de suas pesquisas e resultados. A banca era composta dos professores Bruno Gilberto, Paulo Veiga e Valdecir Galindo.

Emanoella conta que a pesquisa durou um ano, mas que foi apenas nos últimos seis meses que pôde realizar os exames com pacientes para obter resultados para a pesquisa. Sofreu dificuldade em obter resultados por causa do baixo número de pacientes, dos quais vários não se adaptaram ao uso do CPAP, objeto estudado no trabalho. No entanto, ela conta que felizmente contou com um ótimo suporte de seu professor orientador, o professor Flavio, e de outros professores. “Eu tive um suporte muito bom. Em todas às vezes que estava muito aperreada e preocupada, eles sempre estiveram muito perto de mim. Sempre me ajudaram muito, em todo o período da pesquisa. Foram maravilhosos”. Quanto à Jornada de Iniciação Científica, Emaoella diz: “Eu acho maravilhoso, por que é um evento científico, onde podemos apresentar trabalhos científicos. Eu acho que isso enriquece muito o nosso currículo e a universidade”.

A Jornada de Iniciação Científica termina no dia 20 de outubro. Para ver a programação das palestras, acesse este link.