Unicap sedia I Seminário da Associação de Parkinson de Pernambuco

Fotos: Marina Maranhão

“Nada de grande se faz de repente”. Este foi o tema central do I Seminário da Associação de Parkinson de Pernambuco, realizado durante toda a manhã e tarde desta quinta-feira (22), no auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco. O evento aconteceu em comemoração aos 10 anos de fundação da Associação de Parkinson de Pernambuco, que escolheu a Unicap como sede do seminário, no intuito de desenvolver discussões acadêmicas sobre o Mal de Parkinson.

A decisão pela Católica como anfitriã aconteceu devido a uma parceria entre a Universidade e a Associação, que já acontece há 8 anos, por meio da qual se realizaram ao longo desse tempo diversas atividades sobre os cuidados e as prevenções contra esta doença, que atinge grande parte da população idosa do país. “Decidimos realizar o nosso evento na Instituição, visto que ela (Unicap) sempre contribuiu na realização de outros trabalhos de cunho científico propostos pela ASP. Então, esse fato contribuiu bastante na hora da escolha do local para a realização deste seminário”, agradeceu a coordenadora do evento e professora do curso de Terapia Ocupacional da Unicap, professora Ana Luisa Rodrigues da Costa.

O encontro teve como um de seus principais objetivos a troca de experiências entre professores, estudantes e participantes em geral, junto com os associados da ASP, sobre as principais novidades nos diversos tratamentos de Parkinson. Além desta troca, o Seminário também representou um momento de confraternização, que celebrou a parceria de sucesso entre a Universidade Católica e a Associação de Parkinson, que teve grande importância para ambas as instituições. Para a ASP é importe esse trabalho conjunto, pois recebe apoio tanto na elaboração de eventos, como também de sua participação na clínica escola do curso de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Unicap, Corpore Sano.

Já para a Católica este trabalho em conjunto também é importante, pois possibilita o exercício não somente da interdisciplinaridade, mas também da articulação entre pesquisa, ensino e extensão. “Aqui na Universidade, nós temos um campo muito vasto, tanto no que diz respeito às práticas de estágios com os associados da ASP, como também nos trabalhos de conclusão de curso (TCCs), que são feitos a partir do momento em que os alunos entendem a realidade do cotidiano da pessoa com Parkinson, e também alguns trabalhos de pesquisa que não são voltados somente para graduação, mas também para pós-graduação”, explicou a professora Ana Luisa.

Participaram do evento como palestrantes o coordenador do Ambulatório de Distúrbios do Movimento, da Faculdade de Ciências Médicas, Dr. Márcio Andrade, que foi responsável pela abertura magna das palestras, e falou sobre os avanços no tratamento medicamentoso do Mal de Parkinson; Clarisse Nogueira, professora de Fisioterapia da UFPE, que participou do seminário como mediadora das discussões trazidas pelo médico Márcio Andrade; Adriana Miranda, voluntária da Associação de Parkinson de Pernambuco; e a professora Ana Luisa Rodrigues da Costa, do curso de Terapia Ocupacional da Unicap, que falaram sobre os 10 anos de fundação da ASP; a fisioterapeuta Maria Lima e a professora do curso de Fisioterapia da Unicap, Cristina Brito, que abordou as propostas de atendimento aos parkinsonianos na fisioterapia, utilizando os exercícios usados no Pilates; a fonoaudióloga e ex-aluna da Católica,Luciana R. Belo e a professora Márcia Lúcia Gurgel, que falaram sobre a proposta de atendimento em fonoaudiologia ao Mal de Parkinson.

O Reitor da Unicap, Prof. Dr. Pe. Pedro Rubens, também esteve presente no Seminário. Ele deu as boas-vindas a todos os convidados, falou da satisfação da Universidade em estar sediando o evento e também ressaltou a importante e longa parceria entre a Católica e a Associação de Parkinson. Padre Pedro também desejou a todos um excelente Seminário. Antes do final de sua participação, o Reitor foi presenteado com um vinho. Presente em agradecimento pela acolhida da Universidade ao evento. O mimo foi entregue pela presidente fundadora da Associação de Parkinson de Pernambuco, Therezinha Veloso.

As atividades na parte da manhã do I Seminário da Associação de Parkinson de Pernambuco foram encerradas com a homenagem feita ao ex-presidente da entidade, José Veloso, que foi nomeado como seu patrono vitalício. Após a homenagem, os congressistas participaram de um almoço no salão receptivo da Universidade. As atividades do Seminário foram reiniciadas no turno da tarde, com nova série de palestras a respeito dos estudos sobre Mal de Parkinson.

One Comment