Unicap sedia I Mostra de Cultura Internacional do Recife

Fotos: Marina Maranhão

A Universidade Católica de Pernambuco promoveu, na última sexta-feira (18), às 15h, no térreo do bloco G, a I Mostra de Cultura Internacional do Recife, organziada pela professora da disciplina de Antropologia, Vera Borges. A mostra reuniu alunos dos cursos de Serviço Social e Jornalismo, que apresentaram, em stands, um pouco da cultura de vários países, como Alemanha, Espanha, Holanda, Inglaterra, Estados Unidos, França, Israel. A decoração de cada stand foi feita pelos próprios alunos, que também se fantasiaram para trazer mais vida à mostra.

A professora Vera Borges comenta sobre o evento: “O objetivo da feira é dar cumprimento à atividade da minha disciplina, mostrando um pouco do que o Recife possui em termos de cultura internacional. O Recife é uma cidade cosmopolita e, quando pensamos nela, já associamos à cultura regional, mas não podemos esquecer que a cultura recifense é enriquecida pelas várias comunidades internacionais que se fixaram aqui há muito tempo. Os alunos tiveram a oportunidade de ir além de suas paredes, de expor seus conhecimentos, de uma forma dinâmica e agradável”.

O stand da Alemanha teve a participação da Irmã Gerthrudes, que é alemã e vive no Recife há mais de 50 anos: “Eu acho importante essa mostra, pois os alunos e visitantes vão ter as oprtunidade de conhecer costumes de outros países e valorizá-los mais. No meu stand, temos biscoitos típicos da Alemanha, que são vendidos em feiras, principalmente na ‘Oktober Fest’, e também temos bordados que foram ensinados ao povo do Recife e existem até famílias que se sustentam vendendo esses produtos”, destacou.

A aluna de Jornalismo Mariana Braga, que participou do evento no stand da Espanha, conta como foi a experiência: “Primeiramente, foi muito difícil, pois não tínhamos ideia de como montar o stand. Mas como eu já tinha feito intercâmbio na Espanha, já tinha copos, bonecos, bandeiras e muitos objetos interessantes. Foi maravilhoso relembrar minha época lá, e pude também passar essa experiência para quem esteve visitando a feira”, frisou.

A mostra foi uma ótima oportunidade para os estudantes exporem seus conhecimentos sobre os diversos países. Além dos stands, os que passaram pelo evento puderam apreciar um pouco da dança e da música peruana.