Unicap recebe professores da Escola Nacional Superior de Arquitetura de Toulouse

Professores toulouseNa manhã da última quarta-feira (13), a Universidade Católica de Pernambuco, através de uma parceria com Universidades de Toulouse, na França, teve o prazer de receber Monique Reyre e Frédéric Bonneaud, da École Nationale Supérieure d’Architecture. Monique é diretora do curso de Arquitetura enquanto Frédéric é diretor do laboratório de pesquisas da universidade. Os dois foram recebidos pelo Reitor da Unicap, Pedro Rubens, que ouviu e trocou experiências em relação a projeto apresentado visando repensar o entorno da Universidade Católica e o Centro da cidade.

Padre Pedro destacou a importância da visita num momento em que a questão urbanística está em ampla evidência no Recife. “A Universidade pensa como pode contribuir, com propostas concretas, para a reurbanização da cidade. Então, nós estamos aqui trocando experiências, entre projetos realizados em cidades na França e os feitos em cidades aqui de Pernambuco.”

A professora Clarissa Duarte, do curso de Arquitetura da Unicap e responsável por conduzir a visita dos professores na Universidade, disse que haverá um workshop para os alunos do curso, que será conduzido por Frédéric Bonneaud. “Ele vai ficar no Recife por mais uma semana e vai apresentar, na próxima segunda-feira, uma palestra sobre as pesquisas dele na área de conforto ambiental e fará um workshop para os alunos do nono período e professores do curso.”

Essa parceria com Toulouse abrange as universidades em Pernambuco que fazem parte do consórcio de universidades pernambucanas (Pernambuco Universitas), que tem a Universidade Católica como sede. Na programação, os professores também vão visitar a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que junto com a Unicap, são as únicas que têm o curso de Arquitetura e Urbanismo. As outras universidades que fazem parte do consórcio são: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univaf).