Unicap recebe o V Encontro Pernambucano de Atenção à Saúde Vocal

Na noite desta terça-feira (17), o auditório do bloco J da Universidade Católica de Pernambuco cedeu seu espaço para o tema Tratamento e Reabilitação Vocal no Câncer de Laringe, abordado nas palestras da Dra. Roberta Borba, fonoaudióloga do Hospital de Câncer de Pernambuco, e da Dra. Fátima Matos, cirurgiã de cabeça e pescoço do Real Hospital Português.

“O momento tem grande importância porque existe uma troca entre várias áreas da saúde e isso é muito importante para que a gente consiga trazer conhecimento, sobretudo um conhecimento mais aprofundado”, defende Dra. Fátima, que além de ter pontuado os recursos médicos disponíveis na atualidade, como a robótica, abordou as cirurgias parciais que existem no Brasil desde a década de 90 e trouxeram grandes benefícios para o paciente.

Tratamentos conservadores, como quimio e radioterapia, também foram discutidos. O assunto ficou por conta da Dra. Roberta. Ela destacou o aumento no número de casos envolvendo as mulheres. “Eu, como representante de uma instituição que é puramente oncológica, vejo que a incidência de câncer na população brasileira, principalmente a feminina, vem aumentando. Existe uma grande relação entre fumo e álcool para o câncer de laringe, o que nos leva a pensar que as mulheres estão cada vez mais com o hábito de fumar e beber ao mesmo tempo”.

Dezenas de pessoas compareceram ao auditório para o V Encontro. Elaine Cristina, estudante de fonoaudiologia, parabenizou a idealização do evento e reconheceu a importância da discussão. “É uma oportunidade que a gente tem de conhecer profissionais que já atuam na área e adquirir conhecimento. Eu acredito que essas palestras são uma oportunidade de abrir o leque e ver o que acontece no âmbito profissional não apenas no nosso estado, mas também fora dele”, opinou Elaine.

O evento foi organizado pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia da 4ª Região juntamente com a Liga Pernambucana de Atenção à Saúde Vocal, que contou com integrantes presentes no local. A coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Católica, professora Conceição Silveira, componente da Liga, reiterou a necessidade de discutir o tema com profissionais e estudantes da área. “O momento deve servir para que os profissionais se atualizem sobre o que está acontecendo atualmente, incluindo o aumento da incidência de câncer de cabeça e pescoço, da laringe e da perda da voz; e que, além do aprendizado como objetivo, os estudantes possam observar o mercado e, quem sabe, projetar uma futura área de atuação”, disse Conceição.