Unicap recebe homenagem do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco

A Universidade Católica de Pernambuco foi agraciada com a Medalha do Mérito Eleitoral Frei Caneca. A honraria é concedida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) a servidores, magistrados e instituições que prestaram serviços relevantes à Justiça Eleitoral Brasileira e, em especial, pernambucana.

A Unicap tem desenvolvido ações de combate à corrupção durante o período eleitoral. Uma delas é a cartilha Vote Limpo com informações para os cidadãos sobre como evitar e denunciar práticas abusivas e crimes durante a campanha eleitoral. A iniciativa é fruto de parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) e a Arquidiocese de Olinda e Recife.

A comenda foi instituída em 1990 e é dividida nas categorias ouro, prata e bronze. A Unicap foi agraciada com a categorias ouro, a mesma destinada a magistrados que já passaram pelo Tribunal. A indicação de reconhecer a Unicap partiu do desembargador Alexandre Freire Pimentel, professor doutor do curso de Direito da Católica.

A medalha foi entregue ao Reitor, Prof. Dr. Padre Pedro Rubens. Ele estava acompanhado da diretora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Católica, Profa Dra Maria Luísa Ramos; da coordenadora do curso de Direito, Profa Dra Cynthia Suassuna; do coordenador do Núcleo de Prática Jurídica (Astepi), Prof. Fernando Lapa; e da também professora do curso de Direito, doutora Maria Rita de Holanda que é presidente do Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM-PE).

Também foram agraciados  com a medalha de ouro os ex-desembargadores eleitorais Amaro José de Araújo, Araken Mariz de Faria, Josias Horácio da Silva, Nereu Pereira dos Santos Filho e Nilton Wanderley de Siqueira. A lista dos ganhadores da medalha de ouro segue com o procurador regional eleitoral Joaquim José de Barros Dias e os desembargadores Cid Marconi Gurgel de Souza, Eurico de Barros Correia Filho, Fernando Eduardo de Miranda Ferreira, Francisco Eduardo Gonçalves Sertório Canto e Humberto Costa Vasconcelos Júnior; além da procuradora Eliane de Albuquerque Oliveira Recena (ex-aluna da Unicap); o general Artur Costa Moura; os doutores Felipe Santa Cruz e Marcelo Barros.

Já com a medalha de prata foram agraciados os juízes André Vicente Pires Rosa, Heraldo José dos Santos, Jorge André de Carvalho Mendonça, José Fernando dos Santos Souza e Paula Maria Malta Teixeira do Rego; os doutores Carlos Gil Rodrigues, Vicente Moreno Filho e Wellington Gadelha de Freitas; o padre Francisco Damião Filho; a doutora Isabela Landim Lessa; os doutores Luís Gustavo Japiá Mota, Ruy Gustavo Rattacaso de Araújo e a doutora Roberta Karine de Azevedo.

Por fim, os agraciados com a medalha de bronze: a doutora Jane Leite Wanderley; o doutor José Maria Onório Pessoa; o jornalista Saulo Moreira e o Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal em Pernambuco (SINTRAJUF-PE).

Confira abaixo o vídeo do TRE-PE que mostra a solenidade na íntegra.