Unicap recebe 2º Encontro Brasileiro da Cooperação Internacional Descentralizada, da Presidência da República

IMG_8209_

IMG_8200_A Universidade Católica de Pernambuco foi palco do 2º Encontro Brasileiro da Cooperação Internacional Descentralizada – CID, da Presidência da República. O evento aconteceu nos dias 24 a 25 de março, noaAuditório do CTCH, 1º andar do bloco B. Participaram do encontro várias assessorias de estados, municípios, pesquisadores, representantes das embaixadas da Itália e da França e consulados gerais do Recife, além de professores e alunos da Católica.

O objetivo do evento foi debater proposições visando subsidiar a Presidência da República para assinatura de um importante decreto, o novo Marco Jurídico do Brasil sobre Cooperação Internacional Descentralizada. A partir da assinatura desse decreto, pela presidente Dilma Rousseff, estimada para o final do 1º semestre de 2014, os estados e municípios da Federação poderão ter capacidade e competência jurídica para interagir, no âmbito internacional, de forma direta.

A Assessoria Internacional da Católica coordenou essa articulação envolvendo o Governo do Estado de Pernambuco, Prefeitura do Recife e vários estados e municípios, além da Presidência da República, por meio de sua Secretaria de Assuntos Federativos, SAF.

O Assessor Internacional da Unicap, professor Thales Castro, falou da importância desse encontro. “É um evento muito importante e a Católica, mais uma vez, mostra seu olhar internacional. O Reitor, Padre Pedro Rubens, fala muito que a área internacional deve representar o cartão de visitas da casa. A Universidade Católica de Pernambuco entra na história da política brasileira por ter essa vanguarda no que tange a essa iniciativa dessa nova legislação. Os debates aqui serão levados à ciência do Gabinete da Presidência da República para modificar esse Marco Jurídico, desde a Constituição de 1988”, explica.