Unicap realiza novos exercícios de evacuação de prédios

A Universidade Católica de Pernambuco está realizando novos exercícios de evacuação de prédios do campus. As ações fazem parte de um programa de prevenção de emergências. Na próxima quarta-feira (4), a partir das 15h, será a vez da Biblioteca Central. A equipe de Segurança do Trabalho realizou treinamento prévio com duas turmas explicando como será a atividade. Dos 78 brigadistas da Unicap, 40 vão atuar na simulação. Cada um com um papel específico preestabelecido. Dois bombeiros civis também participarão do exercício, auxiliando na avaliação do trabalho da brigada.
Reuniões prévias na Biblioteca

“O exercício vai envolver funcionários, terceiros e alunos que estiverem no local. Cerca de 10 minutos antes, vamos avisar da simulação pelo sistema de som”, explicou a técnica de segurança do trabalho Patrícia Brito. Ainda de acordo com ela, haverá a simulação de um princípio de incêndio no terceiro andar, com vitima de mal súbito. A atividade servirá para treinar os brigadistas para agir nesses casos.

No último dia 20 de agosto, o exercício de evacuação foi realizado no bloco I, onde funciona a Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI). Foi simulado um princípio de incêndio no 1º andar seguido de queda de funcionário na descida da escada. “Enquanto alguns brigadistas atuavam no atendimento à vítima, outros realizavam algumas atividades, como retirada dos funcionários e alunos dos setores e laboratórios; organização da fila na área de segurança; e cronometragem do exercício”, detalhou Patrícia.
Simulação no prédio da CTI

Treze brigadistas e dois bombeiros civis participaram do exercício, colaborando na avaliação do trabalho da brigada. “Utilizamos buzinas à gás para dar o toque de retirada da população, como também material de primeiros socorros para atendimento ao simulado de primeiros socorros”, contou Patrícia.