Unicap realiza entrega do prêmio Alcir Lacerda e lançamento da revista Unicaphoto

DSC_3458O curso de Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco, em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia, realizou na noite da última terça-feira (19) a terceira edição do Prêmio Alcir Lacerda de Fotografia, que uma vez por ano premia dois fotógrafos da cena pernambucana. Juntamente à premiação, foi realizado o lançamento da 3ª edição da revista semestral do curso Unicaphoto. O evento aconteceu na Livraria Cultura e contou com a presença de professores, alunos, ex-alunos e profissionais da área. Entre eles Edvaldo Rodrigues e Rivaldo Varela (homenageados com o Prêmio Alcir Lacerda). Também foi realizada uma homenagem póstuma ao fotógrafo e ex-aluno do curso de Fotografia da Unicap, Alexandre Severo, uma das vítimas do acidente do último dia 13 de agosto, que matou o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos.

O Prêmio Alcir Lacerda é realizado anualmente pelo curso de Fotografia da Unicap e elege dois profissionais de imagem do cenário pernambucano em homenagem ao trabalho realizado ao longo de suas carreiras. Este ano os escolhidos para receber esta homenagem foram os fotógrafos Edvaldo Rodrigues e Rivaldo Varela. Antes de cada premiação foram apresentados vídeos da Série Fotógrafos Pernambucanos, dirigidos pela professora Renata Victor (coordenadora do curso) lembrando a trajetória dos homenageados.

DSC_3435
Edvaldo Rodrigues (Vadinho) é fotojornalista da equipe do Diario de Pernambuco e atua na área desde 1960. Ele registrou ao longo de sua carreira momentos históricos como o encontro do Papa João Paulo II com o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Helder Camara. Pelo jornal, cobriu três Copas do Mundo.

DSC_3452Já Rivaldo Varela, é fundador da Foto Varela (atuante no mercado desde 1972), empresa que trabalha com fotografia social, casamentos e outras festas, além de edição de imagens. Atualmente localizada no bairro da Madalena.

Em seguida, foi realizado o lançamento da 3ª edição da revista eletrônica Unicaphoto, que reúne trabalhos realizados por alunos e professores ao longo do semestre, além de trabalhos de ex-alunos do curso. Esta terceira edição foi formalmente apresentada ao público e promete trazer menos textos e mais imagens, além disso, terá uma parte dedicada ao trabalho de Alexandre Severo, aluno da primeira turma de fotografia. Fotógrafo talentoso e premiado, trabalhou no Jornal do Commercio, onde realizou o ensaio À Flor da Pele, pelo qual foi premiado e elogiado e que ilustra a história de dois irmãos albinos nascidos numa família de negros. Severo recebeu o Prêmio Alcir Lacerda, em reconhecimento ao trabalho que realizou ao longo de sua trajetória profissional. O prêmio será entregue aos seus familiares dentro de 15 dias, em respeito ao luto.