Unicap realiza Encontro de Docentes

Fotos: Marina Maranhão

Professores da Universidade Católica de Pernambuco se reuniram na manhã desta segunda-feira, (1), no auditório G2, localizado no bloco G, para participarem do Encontro de Docentes da Unicap. O encontro, que acontece todos os anos, antes do início de cada semestre, entre a reitoria e o corpo docente da Universidade.

Participaram do encontro, professores do Centro de Ciências Sociais (CCS); do Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS); Centro de Ciências Jurídicas (CCJ); Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) e Centro de Ciências e Tecnologia (CCT).

A reunião começou com um momento oracional, realizado pela Pastoral, e, logo em seguida, coube ao Reitor da Universidade, Padre Pedro Rubens, saudar a todos os professores presentes dos mais variados cursos da Universidade e também fazer um discurso de início de semestre dando as boas-vindas aos docentes e desejando um bom retorno às aulas.

Em seu pronunciamento, Padre Rubens falou sobre o trabalho dos professores ao longo dos 60 anos de história da Unicap. Argumentou também sobre os novos desafios a serem encontrados pelos docentes ao longo do segundo semestre que está começando e falou da responsabilidade do trabalho social da Universidade. “Enquanto docentes e representantes da Universidade, nós todos temos uma missão em comum, eu definiria nossa missão em três palavras: descobrir, aprofundar e construir. Essas são as palavras que definem bem a identidade da Universidade enquanto instituição comunitária”, comentou Padre Pedro Rubens, Reitor da Unicap. “Nós aqui, trabalhamos em uma ação coletiva, com o objetivo de formamos uma sociedade mais humanista”, completou o Reitor.

Padre Pedro ainda aproveitou o momento de sua fala, para usar as teorias construtivistas de Ítalo Calvino, para falar a respeito do papel do corpo docente da instituição na construção dos valores humanos. Entre os exemplos lembrados pelo Reitor estavam: A visibilidade; a exatidão; a consistência; a leveza e a multiplicidade, todas essas teorias encaixadas na construção de uma sociedade mais sustentável. “A Unicap, alimenta novos sonhos e novas esperanças”, comentou Padre Pedro Rubens.

Antes de encerrar sua participação no encontro com os professores, o Reitor da Unicap, aproveitou o momento de reunião, para apresentar os novos 19 colegas recém contratados e que agora irão fazer parte do corpo docente da Universidade. Entre os novos contratados está o próprio Reitor da Universidade, que a partir desse semestre além de ter a função de representante maior da instituição, também fará parte do corpo docente da Católica. Uma vontade que há anos já vinha sido mostrada por parte de Padre Pedro e que agora foi realizada. Padre Pedro também aproveitou para apresentar o novo Chefe de Gabinete da Unicap, função esta que antes de sua gestão como Reitor havia sido extinta e que agora foi reativada, sob o comando de Rodrigo Pelegrino, que fez parte da equipe do Centro Jurídico da Unicap.

Após a fala do Reitor, o novo Chefe de Gabinete da Católica, explicou rapidamente do que se trata esta função e qual será o seu trabalho a ser desenvolvido na Universidade. “Esta é uma função de representação sócio-política, onde iremos representar a Universidade em assuntos de seus interesses, seja no âmbito acadêmico ou fora dele. Trabalharemos em prol dos docentes da instituição e também de seus alunos”, explicou Rodrigo Pelegrino.

Após as apresentações dos novos colegas docentes, para os professores, houve alguns informes a respeito de eventos que irão ocorrer neste segundo semestre na Unicap. Entre eles, estão a Semana de Integração; o Intercom e a disponibilidade de Bolsas para intercâmbio tanto para professores, quanto para alunos da Unicap, que tem visibilidade e parceria com várias instituições de ensino superior espalhadas pelo mundo. O Assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Católica, professor Thales de Castro, falou um pouco sobre a recente parceria firmada entre o grupo Santander e a Unicap, no auxílio de custos aos intercambistas da Universidade.

Terminado os informes, o encontro docente ainda foi marcado por uma mesa-redonda, que debateu o tema: “O projeto Pedagógico de Curso como Elemento articulador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão”. Participaram como debatedores na mesa, a coordenadora Geral de Graduação, professora Verônica Brayner; a professora Maria Helena da Costa Carvalho, responsável pela Comissão de Avaliação; o professor Alcivam Paulo de Oliveira, coordenador Geral de Extensão e a professora Edilene Freire de Queiroz, coordenadora Geral de Pesquisa.

Após o debate, os professores fizeram os seus comentários a respeito do encontro docente deste semestre. “Acho importante encontros como esses para ficarmos informados sobre assuntos da Universidade. Quem está chegando, quem nos deixou etc. É proveitoso para quem está na instituição, conhecer quem faz a instituição. Você se sente mais motivado a trabalhar e incentivado a sempre estar motivando seus alunos”, comenta Vladimir Salvador, professor de Jornalismo e assessor Administrativo do Centro de Ciências Sociais, CCS, da Unicap.