Unicap promoveu palestra sobre a temática da solidão na ótica da psicologia e da espiritualidade
|O Polo Discursivo da 17ª Semana de Integração da Católica promoveu mesa-redonda intitulada A Psicologia e a Espiritualidade diante do fenômeno da solidão contemporânea. A atividade aconteceu na sala 02 da Biblioteca. Três psicólogos e um fisioterapeuta especialista em terapias integrativas comandaram os debates. Eles discutiram sobre a interlocução entre o viés espiritual e psicológico da solidão.
Também foi citada a articulação entre a psicologia enquanto ciência e as diferentes formas de espiritualidades, em que mencionaram as diversas dimensões da solidão, de como esse sentimento é analisado e compreendido pela psicologia e pelas doutrinas que trabalham as questões da espiritualidade.
A ex-aluna do curso de Psicologia da Católica, Júlia Albuquerque, foi uma das convidadas da mesa. Segundo Júlia, a solidão pode ser transformadora a partir do seu próprio viés do lado positivo ou negativo. Ela frisou a importância do tema para a sociedade atual. “É necessário discutir fundamentalmente dentro de uma universidade essas questões voltadas entre os entrelaçamentos de qualquer ciência com a questão da espiritualidade´´, salientou a psicóloga.
O professor do curso de Psicologia da Unicap, Carlos Brito, um dos organizadores do evento, enfatizou a importância do tema abordado. ´´Precisamos ter espaços para poder debater mais sobre isso. Até para desconstruir essa ideia de solidão, não necessariamente ver a mesma como aspecto patológico ou de adoecimento, mas a solidão como uma forma também de estar no mundo e não necessariamente de estar sozinho. E inclusive articulando com outras esferas de conhecimentos e não só da ciência´´, ressaltou o docente.