Unicap promove palestra nesta sexta-feira com o introdutor da macrobiótica no Brasil
|Com 86 anos e esbanjando saúde, o professor Tomio Kikuchi é um exemplo para todas as pessoas. Sobrevivente da Segunda Guerra Mundial, o educador está radicado no Brasil desde 1955. Ele foi o principal introdutor no nosso país do conhecimento que no passado se denominou de macrobiótica. Atualmente, o professor Kikuchi, a denomina de micromacrobiótica. Nesta sexta-feira (8), o docente irá apresentar a palestra “Saúde Maldita: solução patológica fatal”, às 9h, no auditório G1. O evento será gratuito e aberto ao público.
O professor Kikuchi vem ao Recife com o propósito de trazer a discussão e o aprofundamento dos princípios e diretrizes que devem nortear o comportamento das pessoas em qualquer idade, em qualquer lugar, no sentido de saber enfrentar essas crises que deságuam em doenças crônicas, miséria crescente e violência sem controle.
Tomio Kikuchi vem trabalhando com o conceito de educação vitalícia que compreende desde a fase pré-natal até a pré-mortal. Ela envolve as quatro liberdades fundamentais do ser humano: movimentar, comer, pensar e respirar. Ninguém se movimenta, come, pensa e respira por ninguém. Para o exercício do auto-controle, o homem precisa saber e praticar essas liberdades evolucionariamente. Vivemos num tempo de terríveis ameaças para a existência da espécie humana. Parece não haver salvação para as crises individuais, solidárias e ambientais. O consumo exagerado de bens, fruto do predomínio do prazer desmedido sobre as necessidades básicas dos seres humanos apontam para crises em prenuncio de um final.
O mestre Corisco, professor do grupo de capoeira da Unicap, é seguidor dos ensinamentos de Kikuchi há 25 anos e fala de sua experiência. “O conhecimento dele é algo que deve ser praticado por todos e em qualquer lugar. Os ensinamentos dele são práticos e úteis”, contou.