Unicap promove o primeiro dia de debate com candidatos ao Governo de Pernambuco

pmaia (6)A Universidade Católica de Pernambuco realizou nesta terça-feira (9 de setembro) o primeiro de dois debates com os candidatos ao Governo do Estado. Estavam presentes os candidatos Jair Pedro, do PSTU; Miguel Anacleto, do PCB; e Raul Henry, do PMDB (candidato a vice-governador da Frente Popular),  que, na ocasião, apresentaram suas propostas de governo. A mesa foi mediada pelo presidente do DCE da Unicap, Arison Fernandes, e pelo assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais,  Thales Castro. O evento também marcou a reabertura do auditório G2, que estava passando por uma reforma desde o início da Copa do Mundo.

pmaia (7)O debate teve início com as boas-vindas do Reitor da Universidade, Padre Pedro Rubens, que falou sobre as mudanças no auditório, feitas para melhor atender às necessidades dos alunos, e da importância da realização de um debate político cara a cara com o público e de se discutir a cidade e as políticas públicas. Em seguida, foram apresentados dados de uma pesquisa realizada com a comunidade acadêmica sobre as prioridades para o próximo governo. Os entrevistados apontaram a educação como a principal prioridade (50%), seguida de saúde, mobilidade, segurança e planejamento. A pesquisa também coletou 200 perguntas dos entrevistados para os candidatos ao governo.

pmaia (23)Após a apresentação da pesquisa, as regras do debate foram lidas para o público. Cada candidato teve 10 minutos iniciais para se apresentar e apresentar suas propostas de governo; em seguida, os mediadores fizeram duas perguntas (referentes à implementação do passe livre no estado e questionando se não haveria interesse eleitoral nas uniões partidárias) e abriram para perguntas do público. As perguntas giraram, em sua maioria, em torno de temas como: educação, saúde, segurança, mobilidade e Ocupe Estelita.