Unicap promove a II Semana de Direito e Processo do Trabalho na Astepi

Começou nesta segunda-feira (29), às 9h, no auditório da Astepi, a II Semana de Direito e Processo do Trabalho, que é aberta ao público e segue até a terça-feira (30). O evento contou com a presença do Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens; a professora de Direito do Trabalho, Juliana Teixeira; o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) Sérgio Torres Teixeira; o procurador do Trabalho MPT 6ªRegião Everaldo Gaspar Lopes de Andrade; e o doutorando em Direito pela UFPE e professor de Direito do Trabalho, Carlo Cosentino.

Pe.Pedro Rubens A solenidade de abertura foi presidida pelo Reitor da Unicap, que começou falando da importância da filosofia dentro do Direito: “Filosofia não ensina a filosofar, como muitos acham, mas ensina a pensar. Essa é sua real tarefa”. Logo em seguida, o Reitor lembrou como foi o nascimento do curso de Direito na Universidade: “O curso teve uma ‘gestação’ difícil, demorou uns 6 anos para conseguirmos instaurar o curso na Unicap, na época tivemos que mostrar para o Recife o porquê de ser criada essa graduação”. E ao final dando a palavra para outro convidado da mesa, Padre Pedro Rubens ressaltou o dever da Católica: “A missão de uma universidade não é só contribuir para um aluno ter um bom emprego, mas o que realmente esperamos é que vocês mudem a sociedade, e eu espero que vocês, estudantes e concluintes do curso de Direito, modifiquem os direitos do trabalho do nosso país”.

Em seguida, a discussão sobre a temática proposta foi passada para o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho Sérgio Torres, que começou falando sobre dois motivos que ele pessoalmente julga importantes sobre a criação da Semana de Direito e Processo do Trabalho: a primeira é que daqui a 2 dias será comemorado o aniversário de 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e o segundo motivo é a oportunidade que a Unicap oferece de agregar conhecimentos através de palestras como essa. “Aproveitem esses seminários para adquirir o saber, o que difere dois profissionais seja de Direito ou outro curso é a experiência, é a bagagem cultural”.

Depois, foi a vez do procurador do Trabalho MPT 6ª Região Everaldo Gaspar Lopes de Andrade, que abordou seu ponto de vista acerca do assunto e comentou: “Lidar com os direitos do trabalho é, antes de mais nada, lidar com o trabalho humano. Temos que lembrar disso sempre”. O procurador Gaspar trouxe também um assunto bastante polêmico, e que envolve o capitalismo. Ele se referiu à criação das máquinas tecnológicas, que trouxeram consigo algo que antigamente era pouco conhecido pela população, o desemprego.

E já ao final da manhã do primeiro dia da II Semana de Direito e Processo do Trabalho, o último convidado, o doutorando em Direito pela UFPE e professor de Direito do Trabalho, Carlo Cosentino, falou sobre Trabalho Imaterial e fez algumas reflexões a partir do conceito de Karl Marx sobre trabalho produtivo e improdutivo da mais valia e a geração de riquezas sem a geração de empregos.

No final, foram concedidos alguns minutos para os estudantes ali presentes tirarem dúvidas e fazerem questionamentos aos palestrantes. A Semana está sendo promovida e organizada pela Prof.Dra Juliana Teixeira Esteves, Prof.Dr. Amaro Clementino Pessoa e Prof.Dr. José Soares Filho. Nesta terça feira (30) o evento terá continuidade e ocorrerá das 9h até às 12h30 e, à noite, das 19h às 22h.