Instituto Humanitas Unicap oferece curso Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal: Eneagrama para Universitários

Nas terças-feiras do mês de abril, jovens e universitários de diversos cursos da Unicap e de outras Instituições de Ensino participaram do curso “Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal: Eneagrama para Universitários”, promovido pelo Instituto Humanitas Unicap.

Nesses encontros os participantes tiveram acesso a diversas ferramentas de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal e também conheceram algumas técnicas do Eneagrama, que propõe nove estruturas de personalidade que buscam ajudar a pessoa a compreender melhor a si mesmo e seu estilo de atuação e oferece caminhos e possibilidades de integração e desenvolvimento pessoal.

Nesse processo, os participantes também foram incentivados a olharem o outro em sua individualidade e identidade e assim buscar desenvolver melhor a empatia e o cuidado com os demais. Para Ariel Silva de Melo Sobral, estudante de jornalismo, “Foi definitivamente uma das melhores escolhas que eu fiz nesse ano. Ajudou bastante a me perceber e a perceber os outros ao meu redor. A didática foi um ponto chave muito importante para o curso. Muito descontraída e despojada, mas ao mesmo tempo bastante informativa!”.

Com exercícios, partilhas, vídeos e imagens os participantes são convidados a fazer uma leitura e uma releitura de suas trajetórias pessoais e assim poder projetar melhor os próximos passos a serem dados, tal como conta a aluna do curso de Letras Penelope de Moura Lopes, “Minha experiência no curso foi fantástica! Entrei com o intuito de saber mais sobre personalidade, apenas. E sai, definitivamente, com um projeto de vida em mãos!”

Para João Elton de Jesus, colaborador do Instituto Humanitas e instrutor dessa formação  “Esse curso faz parte de uma série de atividades e ações que o Instituto Humanitas tem desenvolvido no sentido de colaborar com uma formação integral dos estudantes. Tratam-se de espaços em que convidamos os alunos a parar as suas atividades rotineiras para olhar com mais cuidado para si e para o outro e, assim, ser uma pessoa melhor e mais comprometida com a sociedade”.

Segundo a aluna de Fisioterapia Laura Barbosa da Silva, que já participou de outras formações do IHU como o “Coaching Universitário: projeto de vida” e tem atuado no Programa de Voluntariado Universitário Unicap – VOU, fazendo portanto o itinerário de autoconhecimento e serviço proposto pela Unicap, “Foi uma experiência enriquecedora que trouxe diferentes e interessantes visões de como estamos inseridos na sociedade e de como podemos além de nos conhecermos em nosso interior, entendermos o outro em suas diferentes formas e jeitos de ser”.

No próximo semestre novas turmas do curso de “Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal: Eneagrama para Universitários” serão abertas. Fique atento ao site do Instituto Humanitas Unicap para fazer a sua inscrição.