Unicap oferece curso de Direito Matrimonial Canônico

Teve início nesta segunda-feira (5) o curso de extensão em Direito Matrimonial Canônico, com o tema “Preparação para o Sacramento do Matrimônio”.  Voltado para religiosos e agentes das pastorais familiares, as aulas têm o objetivo de apresentar o sentido do casamento e preparar aqueles que se sentem chamados à vida conjugal.

O curso é ministrado pelo Monsenhor João Carlos Acioly Paz, que é mestre em Direito Canônico e é professor do curso de especialização em Direito Matrimonial Canônico da Católica. Além dessas atividades, ele exerce o cargo de Presidente do Tribunal Regional Eclesiástico e de Apelação Nordeste II, que abrange os estados de Pernambuco, Alagoas, Rio Grande Norte e Paraíba.

A principal mensagem que o Monsenhor deseja transmitir no curso diz respeito à dimensão sacramental do matrimônio, numa perspectiva de fé e compromisso com a família. Ele lembra que os problemas enfrentados pela humanidade sção resultado de uma falta de estrutura familiar, mas se mostra otimista em relação ao futuro. “Quando a sociedade está em crise é porque a família também está em crise, mas acredito que em toda crise há um processo de purificação e esperança que leva a uma vida nova”, disse o religioso.

Entre os cerca de 50 alunos estavam seminaristas, noivos e leigos engajados em movimentos da Igreja Católica. Um deles era o professor Franklin Alves, de 27 anos. Ele é membro da Pastoral do Crisma na Paróquia de São Francisco de Assis, em Rio Doce, e diz que deseja aprofundar o conhecimento acerca do sacramento do matrimônio. O professor acredita que o casamento vem passando atualmente por “tempestades”, que tornam mais difícil a vivência a dois.

Franklin observa que há pessoas que se casam sem noção do que seja o matrimônio e então se decepcionam e querem logo se separar. Ele também acha importante que os casais tenham ajuda de alguém externo à família nos momentos de crise.

A professora Maria do Socorro, de 49 anos, participa da equipe de formação da Renovação Carismática, movimento católico bastante popular entre os jovens. Ela atua na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no Janga, e observa que hoje as pessoas querem respostas imediatas para suas questões. “Falta a vivência do evangelho, falta viver o amor pregado por Jesus”, disse Maria do Socorro. A professora lembra ainda que no passado havia uma renúncia maior entre os cônjuges e isso colaborava para o êxito daquele casal.

Depois de iniciar rezando a Invocação ao Espírito Santo e a  Ave-Maria, Monsenhor João Carlos disse que não dará um receituário, porque cada realidade é dferente, mas repassará novos elementos para que os alunos levem até suas comunidades.

O curso vai até  a próxima quinta-feira (08), das 17h30 às 21h30.

Informações pelo telefone 2119-4242