Unicap lança residência em engenharia de software

O anfiteatro do bloco G4 da Universidade Católica de Pernambuco ficou completamente lotado de alunos e professores do curso de Ciência da Computação no evento de lançamento do projeto de Residência em Engenharia de Software, que aconteceu hoje (6) à noite. Gestores e representantes das empresas parcerias também marcaram presença, além da coordenadora de Extensão da Unicap, Prof MsC Odalisca Moraes.

A ideia consiste em fazer com que alunos resolvam problemas reais de empresas do mercado ainda dentro da Universidade. Tudo sob a supervisão de professores. O coordenador do projeto, o professor Fernando Wanderley, explica que o método utilizado é o do PBL (Problem Based Learning), Aprendizado Baseado em Problemas em tradução livre. A metodologia é parecida com a já usada nos cursos da área de Saúde, principalmente medicina, no caso do período de residência nos hospitais.

“Vamos desenvolver uma fábrica-escola de softwares, um espaço experimental de desenvolvimento de softwares. A ideia é que as empresas coloquem problemas reais, pontos focais e os alunos resolvam o problema em determinado espaço de tempo”, disse Fernando. Dezesseis alunos já foram selecionados.

“O objetivo é integrar a Universidade e as empresas, a cadeia produtiva. A ideia é provar que o conhecimento que o aluno adquire aqui tem aplicação prática, dá para aplicar no mercado de trabalho. Queremos que a Unicap vire esse ponto de referência por ter um curso que se aproxima do mercado. Isso é um projeto piloto que vai rodar nesse semestre, mas queremos que fique permanente”, disse o coordenador do curso de Ciência da Computação da Unicap, Prof. Msc Márcio Bueno

Nesta fase inaugural, quatro empresas já fecharam parceria com a Unicap e foram apresentadas durante o evento. O ex-aluno de Ciência da Computação, Matheus Souto Maior, é gestor de uma delas. Ele retorna à Universidade 16 anos depois de formado, agora na condição de parceiro da Unicap.

“Para mim é um motivo de orgulho muito grande e 16 anos depois volto como fomentador para que alunos tenham a oportunidade de estagiar e crescer profissionalmente na mesma área, no mesmo curso em que eu estudei. Então isso é motivo de muita alegria pra mim”, disse Mateus, que é gestor da unidade da Foton aqui no Recife. A corporação sediada em Brasília desenvolve softwares para bancos, a exemplo da Caixa Econômica Federal.

O representante da rede de academias Self It, Paulo Marcelo Raposo, falou da história e planos de expensão. Marcelo Cordeiro, da RCR Locação, explicou que a empresa faz parte do grupo Parvi e que atua no transporte de funcionários e de turismo em hoteis nos estados da Bahia, Pernambuco, Ceará e Maranhão. A frota é de 400 ônibus.

Alcione Melo falou sobre a Informata, que trabalha no ramo de logística e Supply Chain (cadeia produtiva em tradução livre). A empresa pernambucana tem 34 anos de história e atende redes de varejo e de atacado.

O que dizem as empresas sobre a parceria com a Unicap

“A gente encontrar o meio termo da balança entre não ser apenas acadêmico e também não só visar o lado empresarial, acho que é o grande “Tchan” desse projeto. Acho que vai dar muito fruto sim”. Matheus Souto Maior – gestor da Foton/Recife.

“A gente precisa unir necessidade de mercado com laboratório de desenvolvimento e o melhor lugar é a Universidade. A expectativa é a melhor possível” – Alcione Melo – diretor da Informata.

“Achei a iniciativa bastante interessante. A empresa que opta por investir em tecnologia vai sair na frente.” Marcelo Cordeiro – diretor comercial da RCR Locação.

“Acho totalmente louvável essa iniciativa. Hoje nós temos uma demanda latente na empresa no âmbito da qualidade de teste. Parabéns à Católica” – Paulo Marcelo Raposo – diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Self It.