Unicap irá sediar 5º Seminário Internacional da Ruef

A Universidade Católica de Pernambuco irá sediar o 5º Seminário Internacional da Rede de Universidades sobre Estudos da Fraternidade (Ruef). O evento, que será realizado pela primeira vez no Brasil, começa na próxima quarta-feira (17) e segue até sábado (20) e é fruto de uma parceria entre a Unicap e a Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces). O tema deste ano é Fraternidade, política e cultura: uma relação possível.

A solenidade de abertura no auditório G1 contará com as presenças do Pró-reitor Administrativo da Católica, Luciano Pinheiro, repesentando o Reitor, Padre Pedro Rubens, que está em viagem de trabalho; o diretor da Asces, professor Paulo Miniz; o diretor da Editora Cidade Nova, Klaus Brùcshke; e o presidente do Movimento Político pela Unidade, Sérgio Prévidi.

Logo em seguida, no mesmo local, haverá a conferência inaugural: Raíces existenciales de la fraternidad: hacia una hermenéutica de la convivencia, que ficará a cargo do professor Pablo Ramiro Rivas, da Universidade do Chile. Além das conferências, a programação do seminário contará com minicursos e mesas-redondas. Serão apresentados 60 trabalhos de onze países, sendo oito da América Latina, dois da Europa e um dos Estados Unidos.

Ainda na noite de abertura, o público poderá participar do lançamento de dois livros no salão receptivo da Unicap, localizado no 1º andar do bloco G: Fraternidade em Debate: Percurso de estudos na América Latina, de autoria do professor Paulo Muniz Lopes; e Fraternidad, Democracia e Instituicione, do professor Lucas Cerviño.

Parte da programação também será realizada na Asces sexta (19) e sábado(20). As inscrições para o 5º Seminário Internacional da Ruef estão abertas no site www.ruef.net.br, onde consta também a programação completa.

Sobre a Ruef – A Rede Universitária para o Estudo da Fraternidade (Ruef) é uma iniciativa internacional de diálogo acadêmico que se propõe resgatar e promover o estudo e a pesquisa da fraternidade como categoria política, tanto nas ciências sociais como nas humanidades. Além das iniciativas que cada membro associado realiza em sua universidade ou centro de estudos, a Ruef conta com duas instâncias estáveis de coordenação: o site www.ruef.net.br e um seminário internacional anual.

A Ruef teve sua origem na proposta da práxis política fraterna promovida pelo Movimento Político pela Unidade (MPPU). Esta é uma iniciativa de renovação da política nascida na Itália em 1996 e que, atualmente, se encontra formalmente presente na Europa (Alemanha, Áustria, Bélgica, República Checa, Eslováquia, Espanha e Suíça) e na América Latina (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) com diversas instâncias de diálogo a nível municipal, estadual, nacional e internacional, além de escolas de formação política para Jovens.