Unicap-Icam recebe representantes do Parqtel e do Governo do Estado e sinaliza novas parcerias
|A Unicap-Icam International School, escola internacional formada a partir da parceria entre a Católica e o Institut Catholique d’Arts et Métiers (Icam), da França, iniciou uma rodada de conversas que pode se consolidar em novas parcerias para a instituição. Recebidos no Pavilhão Maker, representantes do Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas de Pernambuco (Parqtel) e da Secretaria Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), do Governo de Pernambuco, conheceram a nova estrutura do campus bem como os projetos de inovação que estão em desenvolvimento pela universidade. Entre os pontos abordados no encontro, foi a oportunidade de alunos da Universidade de Pernambuco (UPE) participarem de aulas do curso de Engenharia da Complexidade como atividade de extensão.
Os representantes do Parqtel e do Governo de Pernambuco foram recebidos pelo Pró-Reitor Administrativo, Márcio Waked, pela diretora da Unicap-Icam, Andrea Câmara, pelo assessor Internacional da Reitoria, Olivier du Bourblanc, pela coordenadora do curso de Ciência da Computação, Liliane Fonseca, além dos professores Anthony Lins, Hilário Jorge e Perseu Padre. “A importância desta articulação com o Parqtel, com o eixo de articulação com o setor produtivo está no DNA da Unicap-Icam. A partir deste primeiro, encontro já estabelecemos alguns encaminhamentos importantes”, pontuo a professora Andrea Câmara. Os convidados se surpreenderam com a metodologia e inovação do curso de Engenharia da Complexidade, graduação pioneira no país. Em dos momentos da conversa, o aluno Adriano Padilha Maciel apresentou os resultados parciais do projeto do primeiro ano do curso: a análise e otimização de um sistema de drone. O projeto encontra-se atualmente em fase de ajustes finais e a entrega do produto está agendada para o dia 10 de outubro.
O gerente de Formação Superior da Secti, César Andrade, destacou que o encontro representa o início de uma parceria harmoniosa entre a pasta e a Unicap-Icam. “É uma estrutura surpreendente, principalmente quando se fala do curso de Engenharia da Complexidade. Nós percebemos a possibilidade de associação de atividades de inovação dentro do meio industrial e do meio empresarial, principalmente no comércio”, pontuou. Segundo ele, a ideia da gestão estadual é capacitar profissionais a partir de demandas do mercado, assim como vem sendo realizada pela escola internacional da Católica. “A gente quer trabalhar com problemas reais. A ideia é justamente fazer essa parceria com a Unicap-Icam e com outros atores de inovação para criar um fortalecimento e uma rede de inovação que permita o crescimento em conjunto do estado de Pernambuco”, completou, ao reforçar, ainda, os laços internacionais do Icam, fortalecendo parcerias internacionais.
Já Alexandre Maciel, cientista chefe do Parqtel, reforçou a expertise da Unicap em áreas como arquitetura, computação e química, que, historicamente, vem desempenhando um papel importante no desenvolvimento econômico de Pernambuco. “Como representante do Parqtel, nosso intuito é expandir os modelos inovadores para todo o estado de Pernambuco. E eu vejo aqui nesse espaço, nesse Pavilhão em parceria com o Icam, uma excelente oportunidade de a gente implantar uma nova célula de um novo ambiente de tecnologia de inovação de abrangência estadual”. Além do Parqtel, Alexandre é gerente de Ambientes de Inovação da Secti e é ex-aluno do curso de Ciência da Computação da Católica, formado em 2003. “Aqui, com certeza, vai abrigar muitas tecnologias e muitos projetos, não só da Unicap, mais de outras instituições e organismos”.
O professor Hilário Jorge integra o quadro de docentes do curso de Engenharia da Complexidade e avaliou, positivamente, o encontro. “Foi uma oportunidade ímpar, que abriu oportunidades para o estudante poder praticar, poder utilizar as ferramentas que ele usa no curso, treinar, desenvolver novas habilidades, competências, numa parceria fantástica”, disse. “Nós geralmente observamos um impacto positivo quando apresentamos o curso de Engenharia da Complexidade. O curso oferece uma proposta e uma metodologia inovadora. Inclusive, surgiu uma oportunidade de criar uma parceria com alunos da UPE para que eles possam participar de um PBL (Problem Based Learning, em inglês) conosco como extensão. Essa é uma oportunidade para nossa metodologia seja conhecida pela comunidade acadêmica em Pernambuco”.