Mestrado em Ciências da Religião lança curso pela internet

Em novembro, o Mestrado em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco vai oferecer, pela internet e gratuitamente, uma iniciação ao campo de estudos da religião. Trata-se de um curso aberto, destinado a pessoas que têm interesse no Mestrado da Unicap. Nesse preparatório, será possível acessar textos e audiovisuais de apresentação à área de estudos, além de interagir com professores e os futuros colegas e de contar com guias de pesquisa em sites e bibliotecas na rede mundial de computadores. Com isso o candidato pode discernir melhor a sua linha de pesquisa e se preparar para o processo seletivo da nona turma, que será em fevereiro de 2013.

Desse modo, além das disciplinas e seminários oferecidos aos alunos especiais, além das atividades de extensão abertas ao público interessado, os candidatos ao nosso Mestrado poderão contar com mais um espaço, virtual, para nivelamento da turma e iniciação às Ciências da Religião. Com efeito, o campo de conhecimento da gente é interdisciplinar e recebe colaborações teóricas e estudantes das áreas de História e de Humanidades, dos cursos de Sociologia, Antropologia e Psicologia, bem como de Filosofia, Linguística e Teologia, entre outros – exigindo, contudo, que tais aportes disciplinares e metodológicos sejam redimensionados epistemologicamente com base na comparação empírica dos fatos e na busca hermenêutica de significados, através de uma lógica dialogal (as Ciências da Religião se articulam em torno da cultura epistemológica das controvérsias).

O espaço propedêutico que estamos criando visa, portanto, a socialização das questões comuns e dos conceitos fundamentais do nosso curso de pós-graduação, para o público de formação heterogênea que chega a um Mestrado interdisciplinar. Se você tem interesse, então, em cursar Ciências da Religião na Unicap, não deve perder a oportunidade de adquirir um vocabulário básico e de inteirar-se da gramática da nossa área de conhecimento e pesquisa. Participe desse treinamento, que ocorrerá no mês de novembro vindouro, na forma de estudo dirigido (a pessoa faz o seu horário para estudar), inteiramente pela internet e de graça.

Maiores informações em http://crunicap.blogspot.com