Unicap firma acordo de cooperação técnica com o Porto Digital

A Universidade Católica de Pernambuco e o Porto Digital firmaram, nesta segunda-feira (8), um convênio de cooperação técnica. O objetivo é integrar o futuro Laboratório de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo da Unicap (L.I.C.E.U) ao ecossistema de inovação do parque tecnológico do Porto Digital.

“A Unicap é uma Universidade de referência no Nordeste, um grande celeiro de formação de gente e o Porto Digital é uma indústria de mão de obra intensiva. Então, nós precisamos dos recursos humanos que são formados aqui”, disse o futuro presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, que assume o cargo no fim do mês.

A ideia do acordo é captar recursos para a restauração do prédio do antigo Liceu, que será a sede do laboratório, e promover ações nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão por meio de troca de conhecimento, experiências e informações. O acordo prevê ainda o desenvolvimento de cursos, programas, projetos e eventos de interesse comum.

“Esse convênio é algo que a gente vem buscando já há um certo tempo porque faz parte da tríplice hélice fundante do Porto, que é a aproximação do setor produtivo, acadêmico e do setor público. Assegura fluxos contínuos de conhecimento e ajuda a descarregar para quem produz, para quem empreende através de nossa incubadora. Esse convênio abre uma oportunidade muito grande para que a gente possa compartilhar com a Universidade Católica de Pernambuco esse esforço de consolidar ainda mais esse polo de inovação e empreendedorismo tão relevante para a cidade do Recife”, disse o atual diretor presidente do Porto Digital, Francisco Saboya.

Ao se associar ao Porto Digital, a Unicap visa fomentar investimentos para o Bairro de Santo Antônio e seu entorno, contribuindo não só para resgatar o patrimônio histórico da localidade, mas também criar ações de impacto social. “Esses novos projetos não podem ser custeados por alunos e o Porto Digital é um parceiro que vai nos ajudar a buscar juntos esses financiamentos. Não interessa a Universidade promover concorrência ou concorrer com ninguém. Interessa, através de redes ou parceiros, reinventar o Centro da Cidade”, afirmou o Reitor da Unicap, Prof. Dr. Padre Pedro Rubens.

A assinatura do acordo reuniu gestores na Sala dos Conselhos. Além do chefe de gabinete da Reitoria, Rodrigo Pellegrino, estavam presentes a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Profª Drª Valdenice José Raimundo; o diretor do Centro de Ciências Sociais, Prof. MsC Silas Pacheco; o coordenador do curso de Jogos Digitais, Prof. Dr. Anthony Lins; o coordenador da agência Combogó de Jogos Digitais, Prof. Dr. Breno Carvalho; o professor do curso de Ciência da Computação, Fernando Wanderley; e o diretor de Inovação e Competitividade do Porto Digital, Guilherme Calheiros.

O Pró-reitor Administrativo e um dos membros do L.I.C.E.U, Prof. MsC Márcio Waked, chamou a atenção para a colaboração e complementariedade como sendo “ideias-força” da nova parceria que visa também inovação social. “É um tema extremamente importante que, dentre outras coisas, busca desenvolver soluções para os principais problemas complexos que a gente vive hoje na nossa sociedade. Então, nós vamos, com este projeto do L.I.C.E.U, não só incentivar mas ajudar a construir novos modelos de negócios junto com o Porto Digital. Também vamos trabalhar na formação de gestores, líderes e executivos que possam enxergar suas empresas e seu negócios sob uma nova ótica da sustentabilidade e da responsabilidade social empresarial e a gente vai fazer isso por meio da inovação”.