Unicap entrega título de Doutor Honoris Causa ao jornalista José Marques de Melo

Fotos: Lidianne Andrade / especial para Assecom

A Universidade Católica de Pernambuco prestou homenagem na manhã desta quinta-feira (22) ao jornalista José Marques de Melo. Formado em 1964, na primeira turma de jornalismo da Unicap, Marques de Melo está completando, em 2011, 50 anos de exercício da profissão, praticado com muita responsabilidade. A Católica, que está dando início às comemorações do cinquentenário do curso de Jornalismo, decidiu conceder a José Marques de Melo o título de Doutor Honoris Causa.

Para compor a mesa de outorga do título, estiveram presentes o Reitor em exercício da Católica, Luciano Pinheiro; a Pró-reitora Acadêmica, Aline Grego, e a Ouvidora Comunitária, professora Mirian de Sá Pereira. Assumindo temporariamente o posto de Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Luciano Pinheiro presidiu a cerimônia.

Luciano se encarregou de ler as palavras do Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, que não pôde comparecer ao evento por estar participando de um encontro de universidades jesuítas no México. Além de lamentar sua ausência, Padre Pedro agradeceu a presença de todos, sobretudo, de José Marques de Melo. “Manifesto o nosso reconhecimento ao professor José Marques de Melo, um dos mais antigos jornalistas em ação do país, que exerce a profissão com tanta garra e dignidade”, afirmou Padre Pedro em trecho de sua carta.

Logo após a execução do Hino Nacional, quem deu continuidade à homenagem foi a Profª Drª e jornalista  Salett Tauk. “Aceitei com muita emoção e alegria essa missão honrosa e, ao mesmo tempo, desafiadora de ‘apresentar o homenageado’ pela sua relevante contribuição ao jornalismo brasileiro”, iniciou Salett.

Para falar dos 50 anos de vida profissional de José Marques de Melo, dedicadas ao jornalismo, Salett chamou a trajetória do professor, amigo e colega, de “Raízes e Frutos”. Tomando como ponto de partida a história de um jovem que, aos quinze anos, já tinha iniciado a carreira como jornalista, Salett descreveu toda a trajetória de vida do jornalista e pesquisador, incluindo sua participação como militante no período da ditadura e todas as suas publicações.

Depois de todas as sementes e raízes de sua história, agora, José Marques de Melo já consegue colher os frutos de seu trabalho, tal como a Rede Alfredo de Carvalho, criada nas comemorações dos 200 anos de imprensa no Brasil. “Em depoimento sobre a Rede Alcar, a pesquisadora Maria Luiza Nóbrega de Morais assim se expressa: (…)‘Sob a condução de Marques, a Rede Alcar nasceu, consolidou-se e a ele devemos esses belíssimos trabalhos de resgate da nossa forma de perceber, pertencer, construir, atravessar a vida e integrar-se ao mundo’.”

“Professor Marques de Melo: é o reconhecimento ao mérito da sua extensa obra, dedicada ao Jornalismo e às Ciências da Comunicação, que move esta homenagem que a Universidade Católica de Pernambuco lhe presta ao outorgar-lhe o título de Doutor Honoris Causa. Mas é sobretudo o sentimento de que as sementes do seu trabalho germinarão continuamente no terreno fértil das mentes e dos corações das novas gerações de jornalistas e pesquisadores das Ciências da Comunicação”, concluiu Salett.

Emocionado com a homenagem, depois de receber de Aline Grego as vestes doutorais e do Reitor em exercício, Luciano Pinheiro, o título, José Marques de Melo deu início à oração gratulatória. Além de agradecer e contar todo o percurso de sua carreira como jornalista e pesquisador, ele aproveitou a oportunidade para falar de seu descontentamento com relação a extinção da Lei de Imprensa e da obrigatoriedade do diploma de Jornalismo.

“Espera-se, em solenidades desta natureza, que o homenageado faça uma alocução motivadora, em certo modo otimista, concitando as novas gerações para dar continuidade ao trabalho iniciado pelos nossos pioneiros e aperfeiçoado pelos seus continuadores. (…) Fiquei triste ao constatar que tudo permanece como dantes no quartel de Abrantes. O revertério institucional decorrente da decisão do STF, praticamente nos reconduz aos cenários que meu professor Luiz Beltrão vislumbrava no início dos anos 60, lutando pela formação universitária dos jornalistas.”

Diante desse panorama atual que está sendo vivenciado pelos jornalistas, Marques de Melo relembrou, ratificou e reafirmou ideias que, na época de sua formatura, em 1964, como orador da turma, propôs aos colegas de classe utilizando como respaldo ideias de profissionais como Walter Ramos, Luiz Beltrão, Celso Furtado e Rui Barbosa. Este foi o trecho com o qual ele concluiu a oração feita aos colegas de 64, amparado na advertência antológica de Rui Barbosa: “A nossa posição na vida profissional deve ser exatamente a de vigilantes. Vigilantes para que as informações fornecidas ao público sejam verdadeiras e exatas, vigilantes para que elas sejam dotadas de honestidade e respeito à dignidade humana”.

Da mesma maneira que há 50 anos encerrou o discurso como orador da turma, José Marques de Melo concluiu a solenidade de outorga do título de Doutor Honoris Causa. Ao final, todos os presentes cantaram o Hino de Pernambuco e foi oferecido um coffee break aos convidados no Salão Receptivo da Universidade Católica de Pernambuco.