Unicap e Ucsal vão promover congresso internacional sobre família e sociedade, na Bahia
|As universidades Católica do Salvador (UCSal) e Católica de Pernambuco (Unicap) promovem, pela primeira vez no Brasil, de 26 a 28 de julho de 2017, no Auditório Dom Geraldo Majella, na Cúria Metropolitana Bom Pastor, em Salvador, na Bahia, o V Congresso Internacional – A Voz dos Avós: Família e Sociedade. A coordenação geral do evento é da professora Cristina Brito Dias, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGPsi), da Unicap, e da professora Elaine Rabinovich (UCSal).
O congresso contará com a presença de pesquisadores e especialistas do Brasil, Portugal, França, Canadá e Luxemburgo e possibilitará aos participantes conhecerem o estado da arte nesta temática, por meio de uma programação de conferências, mesas- redondas e sessões coordenadas, abordando o tema “Avós” refletido à luz do direito, saúde, educação, das artes e cultura, das configurações familiares da contemporaneidade, entre outros.
Segundo os organizadores, os avós vêm alcançando um protagonismo nos âmbitos da família e da sociedade a ponto de terem se tornado o foco de investigações em diferentes áreas do conhecimento em todo o mundo. Estudiosos destacam que nunca as gerações de uma mesma família conviveram durante tanto tempo como se observa no momento atual. Isso resulta do aumento da expectativa de vida propiciado pelos avanços nas áreas da saúde, educação e social. Ao mesmo tempo em que essa convivência é fonte de cuidados, também pode se tornar um terreno fértil de conflitos e tensões entre as diferentes gerações.
O Congresso Internacional “A voz dos avós” nasceu da iniciativa de professores e pesquisadores lusófonos de diferentes áreas de atuação interessados na temática “avós”, como psicólogos, educadores, sociólogos, antropólogos, artistas, escritores, poetas, entre outros, principalmente de Portugal e do Brasil, porém com participação norte-americana, canadense e francesa. O Brasil recebe, pela primeira vez, a importante missão de acolher este evento, viabilizado por parcerias nacionais e internacionais.
Professora Cristina Brito Dias fala sobre a importância do evento. “Este Congresso será, sem sombra de dúvida, uma grande oportunidade para a troca de experiências, formação de vínculos, parcerias e intercâmbio com os especialistas que mais estudam e publicam sobre Avós”.
Informações e inscrições no link http://noosfero.ucsal.br/institucional/noticias/v-congresso-internacional-a-voz-dos-avos-familia-e-sociedade
Programação
DIA 1 – 26 de julho de 2017
07h – Recepção, inscrição e entrega de pastas
08h – Apresentação cultural – Ganhadeiras de Itapoã
08h30 – Abertura
10h – Intervalo
10h30 – Conferência – Família, solidariedades e relações intergeracionais e de gênero: avós e netos na contemporaneidade – Prof.ª Dr.ª Maria Natália Pereira Ramos (UAB/Portugal)
Secretária: Dr.ª Cristina Maria de Souza Brito Dias (UNICAP/Brasil)
12h – Intervalo para almoço
14h – Mesa Redonda: Avós e Direito
Moderadora – Prof.ª Dr.ª Lúcia Vaz de Campos Moreira (UCSal/Brasil)
- Os avós e o direito de visitas em meio ao conflito parental – Prof.ª Dr.ª Verônica A. da Motta Cezar Ferreira (PUC/SP/Brasil)
- O impacto da guarda de avós na manutenção do vínculo familiar – Prof.ª M.ª Maria Lúcia Garcia Rosas (UCSal/Brasil)
- “Não me perguntem com quem eu quero ficar”: a voz da criança e os avós no pedido de guarda judicial – ª Dr.ª Vanessa Silva Cardoso (CESUSC/Brasil)
- Restaurativo é o colo das palavras: um papel não escrito – ª Dr.ª Isabel Maria Sampaio Oliveira Lima (UCSal/Brasil)
15h40 – Intervalo
16h – Sessões Coordenadas
18h – Assembleia Geral
DIA 2 – 27 de julho de 2017
08h – Conferência: Um panorama da produção científica sobre avós e netos no Brasil – Prof.ª Cristina Maria de Souza Brito Dias (UNICAP/Brasil)
Secretária: Dr.ª Ana Cecília Sousa Bastos (UCSal/UFBA/Brasil)
09h30 – Intervalo
10h – Apresentação musical – Camerata de violão (UCSal)
10h30 – Mesa Redonda: Avós, Família e Sociedade
Moderadora: Prof.ª Dr.ª Maria Natália Pereira Ramos (UAB/Portugal)
- Envelhecimento e migrações – Prof.ª Dr.ª Maria Conceição Pereira Ramos (UP/Portugal)
- Envolvimento de avós maternos e paternos nos cuidados e educação de seus netos em idade escolar – Prof.ª Dr.ª Lúcia Vaz de Campos Moreira (UCSal/Brasil)
- Língua de afeto: herança de avós na preservação da identidade – Prof.ª Dr.ª Maria Manuela Vaz Marujo (Toronto/Canadá)
- Impondeiro da família: a realidade do idoso em Moçambique. Prof.ª Dr.ª Luisa Maria da Silva Franco Desmet (ULusofona/Portugal)
12h – Intervalo para almoço
14h – Mesa Redonda: Avós, Educação e Interculturalidade
Moderadora: Prof.ª Dr.ª Lívia Alessandra Fialho da Costa (UCSal/UNEB/Brasil)
- Representações sociais de estudantes universitários sobre idosos – Prof.ª Dr.ª Maria Deolinda Antunes Maurício da Luz – (UAB/Lisboa/Portugal)
- Avós e escola dos netos – Prof.ª M.ª Maria Teresa Barros Falcão Coelho (Doutoranda UNICAP/FPS/Brasil)
- O cuidar dos avós visto pelos netos em idade escolar – Prof.ª Dr.ª Rosa Maria da Motta Azambuja (FBB/ UCSal/Brasil)
- Os avós na universidade – Prof.ª Dr.ª Maria Teresa Pires de Medeiros (UAC/Açores)
15h40– Intervalo
16h – Sessões Coordenadas
18h – Lançamento de livros
DIA 3 – 28 de julho de 2017
08h – Conferência – Casamentos, Recasamentos e Separações: quais impactos para as relações entre avós e netos?- Prof.ª. Dr.ª. Anne Carolina Ramos (UNI.LU/Luxemburgo)
Secretária: Prof.ª Elaine Pedreira Rabinovich (UCSal/Brasil)
09h30 – Intervalo
10h – Mesa Redonda: Avós, Saúde e Relações Intergeracionais
Moderadora: Prof.ª M.ª Marilaine Menezes Ferreira (UCSal)
- Envelhecimento , apoio social e programas intergeracionais – Prof.ª Dr.ª Albertina Lima de Oliveira (Universidade de Coimbra/Portugal)
- Netos que cuidam dos avós com doença crônica – Prof.ª M.ª Waleska de Carvalho Marroquim Medeiros (UNICAP/FPS/Brasil)
- O apoio dos avós à família de seus filhos: uma perspectiva intergeracional – Prof.ª Dr.ª Maria Auxiliadora da S. Campos Dessen (UCSal/UNB/Brasil)
- Configurações da relação entre avós e netos na literatura portuguesa : imaginário e cosmovisões. Prof. Dr. José Manuel da Costa Esteves (U-Paris X – Nanterre, França)
12h – Intervalo para almoço
14h – Mesa Redonda: Avós, Artes e Tecnologias
Moderadora – Prof.ª Dr.ª Rosa Maria da Motta Azambuja (FBB/ UCSal/Brasil)
- Os avós na literatura infantil: perspectivas gerontologias e educacionais – Prof Dr.ª. Anne Carolina Ramos (UNI.LU/Luxemburgo)
- Os avós na literatura – testemunhos e representações – Dr.ª Maria Aida Costa Batista (poetisa/escritora, Portugal)
- A avó moderna na literatura infantil brasileira contemporânea – Prof.ª Elaine Pedreira Rabinovich (UCSal/Brasil)
- De bordado ao cangado: a transmissão intergeracional através da arte – Prof.ª ª Lilian Perdigão Caixeta Reis (UFV/MG/Brasil)
15h40– Intervalo
16h – Sessões Coordenadas
18h – Assembleia Geral e Encerramento