Unicap e Governo de Pernambuco firmam convênio para implantar sistema de pesagem de veículos nas rodovias do Estado

O Pavilhão Maker da Unicap Icam International School foi o cenário para a assinatura do convênio entre a Universidade Católica de Pernambuco e o Governo do Estado de cooperação técnica para a elaboração de estudos que têm como objetivo a implantação de um sistema de pesagem de veículos de carga nas rodovias de Pernambuco. Outro objetivo é o de fiscalizar o controle de peso dos eixos desses veículos comerciais para cumprir a legislação.

A solenidade aconteceu no começo da tarde desta segunda-feira (7) e contou com as presenças do Reitor da Unicap, Pe. Pedro Rubens; da secretária de Infraestrutura do Estado, Fernandha Batista; do presidente de Suape, Leonardo Cerquinho; do presidente do DER, Maurício Canuto; da Diretora do Centro de Ciência e Tecnologia da Unicap, Profª Andréa Câmara; do  coordenador do curso de Engenharia Civil, Prof. Caetano Monteiro; do coordenador da Pós-graduação em Projeto e Construção de Rodovias da Católica, Eduardo Barros.

O estudo, que deverá ser concluído em janeiro de 2020, visa subsidiar a tomada de decisões dos gestores públicos sobre as reais necessidades do pavimento na rodovia. Os trabalhos serão coordenados pelo professor Maurício Pina, do curso de Engenharia Civil e da especialização em Projetos e Construção de Rodovias da Unicap, e realizados pelos engenheiros Arnaldo Lapenda, Palloma Moura e Vanessa Rodrigues. Eles são alunos da especialização e o estudo será tema de seus trabalhos de conclusão de curso.

“Esse trabalho pretende ser o primeiro de uma série porque a ideia é que seja algo contínuo. Os trabalhos serão iniciados no próximo dia 21 na PE 90. Após o trabalho de campo, haverá todo um trabalho de avaliação de dados. Esperamos entregar, no mais tardar, até o começo do ano que vem esse resultado ao Governo do Estado”, explicou Maurício Pina.

A secretaria de Infraestrutura Fernandha Batista destacou a importância do estreitamento de laços entre a Universidade e o poder público na prestação de serviços à sociedade. “É com muita satisfação que a gente assina esse convênio que aproxima a gestão pública do Estado e as universidades. A gente tem toda a vontade de trazer melhorias para o sistema de gestão de pavimentos do Estado e que, num passo seguinte, tenha a proposta de como fazer a fiscalização do uso adequado das rodovias”.

O estudo terá como órgãos executores o Complexo Industrial Portuário de Suape e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Suape é um dos proponentes da parceria e vai colaborar emprestando balanças de precisão. O presidente do Complexo também destacou a importância da aproximação entre a academia e o poder público.

“A gente precisa cada vez mais trabalhar esse processo, não só nesta opção de convênio mas em outras áreas que a gente já está trabalhando como a inovação. Suape tem trabalhado cada vez mais com o contexto de dados abertos e acho bastante sintomático esse convênio nesse sentido. A gente entende Suape enquanto o principal recebedor e originador de carga em Pernambuco e que pode ser um laboratório que pode prover não apenas o fornecimento de balanças, mas qualquer outro tipo de suporte técnico”, disse Leonardo Cerquinho.

Pouco antes da assinatura do convênio, Padre Pedro Rubens falou sobre as metodologias ativas que estão sendo implantadas na Universidade a partir da resolução de problemas reais. “A avaliação do projeto de vocês vai ajudar na avaliação da capacidade dessa Universidade em contribuir com a melhoria do Estado de Pernambuco. Então vocês serão avaliados e nós também, a nossa capacidade não só de resolver problemas, mas também formatar esse tipo de convênio”.

O sistema de pesagem de veículos constitui atividade essencial de controle do uso do sistema rodoviário, visando a preservação do patrimônio e garantindo a segurança na operação rodoviária. O trabalho elaborado por meio do convênio irá apresentar soluções para as definições de locais de implantação, tipos de equipamentos e efetivo necessários à operacionalização eficaz e eficiente do sistema de pesagem de veículos que trafegam nos trechos a serem estudados, localizados na PE-090, entre Carpina e Limoeiro e Surubim e Toritama, em conformidade com as leis e normas vigentes.
A implantação do sistema de pesagem vai gerar os seguintes benefícios: redução do número de acidentes; diminuição dos custos operacionais dos veículos pela eliminação da sobrecarga; aumento da vida útil dos pavimentos, pontes e viadutos, sem pressão nos custos/investimentos de manutenção; aumento da segurança na via: veículos dentro dos limites para os quais foram fabricados e menor dano à via; e redução dos níveis de poluição pela diminuição da perda de combustível.