Unicap chancela diploma do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências da Saúde em Serra Talhada

A Universidade Católica de Pernambuco, por meio do Setor de Diplomas, vinculado à Diretoria de Gestão Escolar (DGE), concedeu no mês de abril a chancela do diploma do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências da Saúde de Serra Talhada (Facisst), ligada à Autarquia Educacional de Serra Talhada (Aeset). Cerca de 50 formandos receberão seus documentos registrados pela Católica.

Todo diploma concedido precisa ser registrado. No passado, só quem registrava eram as universidades federais. Com o passar do tempo, a Universidade Católica adquiriu autonomia para fazer o próprio registro  e o de outras Instituições de Ensino Superior (IES). O diploma só tem valor se tiver um registro, como os documentos em cartório.

Com a implementação do curso de Psicologia em Serra talhada e a formação da primeira turma, com cerca de 50 alunos, a Facisst procurou uma universidade para chancelar o seu diploma.

O diretor da Facisst, professor Sérgio Douglas, falou sobre o caminho percorrido até chegar à Unicap. “Procuramos a Universidade Federal e Federal Rural de Pernambuco, que já fazem esse trabalho, mas elas alegaram que como tinham uma grande demanda não poderiam fazer o serviço. Por meio do professor da Facisst, Heleno Pereira, que foi aluno da graduação de Psicologia da Universidade Católica de Pernambuco, entramos em contato com a diretora da DGE da Católica, professora Teresa Peretti, e demos entrada nos trâmites legais para solicitação do processo de chancelaria de diploma”, explicou.

Teresa Peretti ressalta o novo serviço prestado pela Católica. “Nós recebemos vários pedidos de faculdades, há pelo menos dois anos. Mas ainda estávamos no início de planejamento para oferecer o serviço. Algumas delas nós recusamos porque não haveria condições de atender, por se tratar de instituições de fora do Estado, como uma do Piauí. Por esse motivo, a gente resolveu atender às faculdades de Pernambuco. A Faculdade de Ciências da Saúde de Serra Talhada – Facisst é a primeira experiência em chancelaria realizada pela Unicap”, enfatizou.

Ainda, segundo a diretora da DGE, estão em análise pedidos de outras instituições para serem atendidos a partir de 2018. Este ano, o setor vai ficar só com essa experiência, para aprimorar os processos e não sobrecarregar a equipe, que tem muitas demandas, e para poder continuar realizando um trabalho de qualidade. “A gente não abre mão do nosso trabalho pioneiro de entregar o diploma dos formandos Unicap na Colação de Grau. Os formandos saem da cerimônia com o documento original. Esse trabalho é a nossa prioridade”, explica Teresa Peretti.

O professor Sérgio Douglas enfatiza a importância da chancela da Católica para o diploma da Facisst. “É de muita importância. É um grandioso trabalho que a Universidade Católica de Pernambuco presta à sociedade. Nós fomos recebidos de braços abertos pela professora Teresa, Taciana Farias e toda a equipe. Eu sou muito grato à Católica por esse trabalho. Eu costumo dizer que saio de Serra Talhada para vir para a Unicap e aqui me sinto em casa. Eu sou muito bem recebido. Eu fiz o treinamento no Setor de Diplomas e foi excelente e de grande relevância, pelo trabalho, pelo atendimento, pela atenção e pelo respeito. Eu fico vaidoso, porque somos a primeira faculdade a fazer esse trabalho aqui na Católica e abrir porta para as outras IES que virão aí”, conluiu.

Para finalizar, uma curiosidade: o professor Sérgio Douglas foi funcionário da Gráfica da Fundação Antônio dos Santos Abranches, Fasa Gráfica, da Unicap, na primeira década dos anos 2000.