Boletim Unicap

Unicap celebra a Semana de Oração pela Unidade Cristã

Em alusão à Semana de Oração pela Unidade Cristã, a Unicap realizou dois eventos na quarta-feira (16). Às 18h, houve uma celebração especial na Capela, seguindo a tradição do projeto Alumiar – momento de oração ecumênica, no estilo de oração da comunidade dos Irmãos de Taizé. A diferença do encontro foi a participação da pastora Helivete Ribeiro, da Primeira Igreja Batista em Bultrins, Olinda. Junto com o Pe. André Araújo, ela fez questão de lembrar da necessidade da união entre os cristãos.


Após a cerimônia, às 19h, o auditório Dom Helder Camara recebeu a Roda de Diálogo sobre a temática da Semana: “A mão de Deus nos une e liberta” (Ex 15, 1-21), com a participação de representantes de igrejas cristãs.


“A semana é realizada dentro do calendário religioso entre o domingo da ascensão do Senhor e o domingo de pentecostes. Então, como pentecostes é o símbolo maior da vinda do Espírito, que veio sobre todos e vai simbolizar essa unidade maior, essa semana é uma semana de oração, em que todas as igrejas se unem para tornar visível essa unidade; que não é unidade só falada, mas é uma unidade concreta. Fazer esses canais de aproximação é importante e tem gestos também que manifestam isso. No caso da celebração realizada na capela, ela acontece na Universidade toda quarta-feira. Nós optamos por não ter missa na quarta-feira para fazer um diálogo que seja não só ecumênico, mas macro-ecumênico, que é possibilitar outras religiões também. Nós temos alunos, profissionais e funcionários que são de outras religiões e que gostam de celebrar com a gente, porque a Capela é um espaço, acima de tudo, dialógico. O Reitor costuma dizer que até o espaço litúrgico da maneira como ele está disposto lá favorece esse diálogo”, disse o Pe. André, que mediou a conversa no auditório. Ao lado dele estiveram Marcelo Barros (monge beneditino), Pe. Aldo Mota (da Igreja Ortodoxa Siríaca Malankara) e a Pra. Helivete Ribeiro. 

print

Compartilhe:

Deixe um comentário