Trabalho de ex-aluna da especialização em História e Cultura Afro-brasileira será apresentado em congresso internacional
|A monografia enfoca uma recente mudança nas formas de religiosidade das casas de Candomblé do Recife: o culto às Iyá-mi, entidades femininas presentes na religiosidade yorubá. Culto originalmente secreto e exclusivamente feminino às entidades ancestrais designadas como Iyá-mi, tem sido assunto polêmico e controverso entre os adeptos das religiões afro-brasileiras, principalmente entre os que buscam a reafricanização em suas vivências religiosas.
A monografia mostra que na cidade do Recife há templos e adeptos que exercem esse culto deliberadamente, sem conhecer profundamente suas raízes tradicionais. Segundo Andréa Caselli Gomes, observa-se um resgate contemporâneo de uma atividade que há muito tempo perdeu seu significado original, visto que as novas práticas acarretam recentes elaborações de mito e de rito sobre o aspecto feminino. De acordo com a ex-aluna da Unicap, trata-se de uma lucidez afirmar que a referida atividade vem sendo adotada e explorada por adeptos do sexo masculino, sendo eles os responsáveis pela recente popularização do culto, principalmente entre os novos adeptos.