“Tour de France” marca a abertura da Mostra Varilux de Cinema Francês na Unicap

Por Pedro Henrique

Na noite desta segunda-feira (12/06), a exibição do filme “Tour de France” marcou a abertura da Mostra Varilux de Cinema na Universidade Católica de Pernambuco. O evento ocorreu no Auditório Dom Halder Camara, no térreo do bloco A, e reuniu inúmeros estudantes, pais, funcionários e professores.

Com direção de Rachid Djaïdani, o filme “Tour de France” gira em torno do rapper árabe, radicado na França, Far’Hook, de 20 anos. Após um acerto de contas, ele é obrigado a sair de Paris por algum tempo. Seu produtor, Bilal, propõe a ele que o substitua e acompanhe seu pai Serge numa volta pelos portos da França, seguindo os passos do pintor Joseph Vernet. Apesar do choque de gerações e culturas, uma amizade improvável surgirá entre o rapper promissor e esse pedreiro do norte da França durante um périplo que os levará a Marselha para um show final, o da reconciliação. O elenco conta com nomes como Gérard Depardieu, Sadek, Louise Grinberg e Nicholas Marétheu.

Com o objetivo de proporcionar uma maior integração com a cultura francófona, a exibição da Mostra Varilux na Unicap contou com o apoio do Consulado da França, no Recife. De acordo com o professor do Mestrado em Indústrias Criativas e do curso de Especialização em Estudos Cinematográficos da Unicap, Alexandre Figueiroa, o evento ratifica o reconhecimento do mercado com a Universidade, como importante promotora do cenário sociocultural pernambucano. “O Madrigal Lindbergh Pires, grupos de teatros, o cineclube e o MPB Unicap reforçam as diversas iniciativas da Unicap como difusora da cultura em nosso estado”, pontuou.

A aluna do 8º período do curso de Jornalismo da Unicap, Elisa Lima, destacou a exibição dos filmes da Mostra na Unicap. “Achei uma excelente iniciativa da Unicap em apresentar essa mostra de filmes franceses da Varilux para a comunidade acadêmica e eu espero que a exibição seja realizada de forma permanente, uma vez que enriquece o lado sociocultural dos estudantes”, avaliou.

A Mostra Varilux de Cinema Francês na Unicap vai até quarta-feira (12/06), sempre com a exibição de um filme ou documentário. Confira a programação dos próximos dois dias da Mostra na Unicap e reúna amigos, colegas e familiares para participarem do evento. A entrada é franca.

TERÇA, 13/06
AMANHÃ
Direção: Cyril Dion, Mélanie Laurent
Elenco: Mélanie Laurent, Pierre Rabhi, Olivier De Schutter
Sinopse: E se mostrar soluções e contar uma boa história fosse a melhor maneira de resolver as crises ecológicas, econômicas e sociais que atravessam nossos países? Após a publicação de um estudo que anunciava o possível desaparecimento de parte da humanidade até 2100, Cyril Dion e Mélanie Laurent partiram com uma equipe de quatro pessoas por dez países para entender o que poderia provocar essa catástrofe e, sobretudo, como evitá-la. Durante a viagem, encontraram pioneiros que reinventaram a agricultura, a energia, a economia, a democracia e a educação. Todas juntas, estas iniciativas positivas e concretas, já contribuem para definir o mundo de amanhã…
QUARTA, 14/06

UM FILHO URUGUAIO
Direção: Olivier Peyon
Elenco: Isabelle Carré, Ramzy Bedia, Maria Dupláa
Sinopse: É no Uruguai que Sylvie finalmente encontra a pista sobre o paradeiro de seu filho, sequestrado há quatro anos pelo ex marido. Com a ajuda preciosa de Mehdi, ela vai recuperá-lo, mas ao chegar lá, nada acontece como previsto: a criança, criada por sua avó e sua tia, parece feliz e radiante. Sylvie percebe que Felipe cresceu sem ela e que agora sua vida é em outro lugar.