Boletim Unicap

Termoelétrica de Pernambuco financia projeto de pesquisa da Católica

A Termoelétrica de Pernambuco (TermoPE)  vai financiar projeto de pesquisa da Universidade Católica de Pernambuco,  visando a produção de biossurfactantes de baixo custo para aplicação na remoção de contaminantes ambientais gerados pela indústria de petróleo e derivados. 

A equipe do projeto vai contar, sob a coordenação da Profa. Dra. Leonie Asfora Sarubbo, com docentes doutores e bolsistas de Pós-doutorado, Mestrado e Iniciação Científica da Unicap, permitindo a inserção dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Química, do Centro de Ciências e Tecnologia da Unicap no pólo petroquímico de Suape.

A Termoelétrica de Pernambuco, com sua localização em termos de captação de água para refrigeração de seu sistema gerador à jusante de grandes tanques de armazenagem de derivados de petróleo, encontra-se sujeita ao perigo de derramamento ou vazamento desses produtos. Portanto, faz-se necessário o desenvolvimento de estratégias tecnológicas para prevenir problemas indesejáveis causados por possíveis acidentes ambientais. “Nesse sentido, o desenvolvimento de uma tecnologia de aplicação de biossurfactantes (biomoléculas produzidas por microrganismos com propriedades tensoativas) na contenção e degradação de resíduos de derivados de petróleo apresenta-se como solução para evitar danos à unidade da TermoPE e ao próprio meio ambiente marinho”, explica a professor Leonie.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário