Boletim Unicap

Tenor Sealtiel Maciel faz recital primoroso na Unicap

Recital Solístico

Visceral. Foi assim a apresentação do tenor Sealtiel Sergio Maciel na noite desta quarta-feira (29), no Centro Cultural Padre Francisco Tavares de Bragança, na Universidade Católica de Pernambuco.  O Recital Solístico, que contou com a participação do pianista Alison Queiroz, foi dedicado pelo tenor ao Irmão Lindbergh Pires, regente do Madrigal Marlos Nobre, seu professor e maior incentivador.

Recital Solístico Cantando com a alma, Sealtiel foi ovacionado pelo público presente ao final do recital, que foi dividido em três partes. A primeira, com as músicas “Fiz da vida uma canção, de Waldemar Henrique; “Trovas”, de Alberto Nepomuceno; “Evocação”, de Heitor Villa-Lobos; e “Retrato”, de Ronaldo Miranda. Após breve intervalo, o tenor voltou para a segunda parte, na qual foram apresentadas as canções “Laschia ch’io peanga”, de G.F. Handel; “Amarilli mia bella”, de Giulio Caccini; e “Cara sposa”, também de Handel. A última parte do recital foi dedicada às árias: “E Lucevan le stelle”, da Ópera Tosca, de Puccini; “Che la mi credda”, da Ópera La Fanciulla del Weste, também de Puccini; “Vesti la Giubba”, da Ópera Pagliacci, de Leon Cavall; e para encerrar “Dein ist mein Ganzes Hertz”, da Opereta Das Land de Lächens, de Franz Lehár.

Recital Solístico Aplaudido de pé, o tenor recebeu um buquê de rosas e, muito emocionado, agradeceu a presença do Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, de seus familiares, alunos e amigos, do pianista Alison Queiroz, que o acompanhou durante toda a apresentação, do  assessor cultural da Unicap, Léo Tabosa, e, muito especialmente, do Irmão Lindbergh Pires, por tudo que o ensinou, pelas oportunidades que lhe deu e pelos caminhos que lhe abriu. Nessa hora, mestre e pupilo se abraçaram sob forte emoção.

O recital, que teve produção executiva de Léo Tabosa, foi realizado com incentivo do Funcultura.

Saiba mais sobre Sealtiel Sergio Maciel

Natural de São Paulo, iniciou seus estudos de música ainda no Sudeste do país, por incentivo dosseus pais, que eram músicos amadores. O pai era regente de coral de igreja e a mãe sanfonista. Chegando em Pernambuco, entrou na escola de música Professor Policarpo Lira (Maninho) e, em seguida, no Centro de Música de Paulista, onde começou a estudar canto com a profesora Noemi França. Após alguns anos nessa escola, foi estudar no Seminário teológico Batista do Norte do Brasil, no curso de Bacharelado em Música com especialidade em canto, tendo como professora Elizete Galvão.

Participou como solista do Oratório Elias de Mendelsson e, no mesmo ano, participou da Ópera Carmen de Bizet. Ingressou no Madrigal Marlos Nobre, da Universidade Católica de Pernambuco, em 2008, onde começou a ter aula individual de canto com o professor Lindbergh Pires. Nestes cinco anos no madrigal, tem participado de vários obras, como Johannes Brahms – In Concert, Antonio Vivaldi – In Concert, Stabat Mater, Requiem em C menor – Luigi Cherubini, Requiem Op.48 Gabriel Fauré, Magnificat e Glória – Antonio Vivaldi, Un Viaggio per il Mondo Dell’Opera – 2012 e nas óperas Morcego, Cavalaria Rusticana, Don Giovanni, a Faluta Mágica, Carmina Burana e Te Deum.

print
Compartilhe:

Deixe um comentário