Tema da Redação do Vestibular de Medicina da Unicap aborda dilema médico

A Redação do Vestibular 2020 para o curso de Medicina da Universidade Católica de Pernambuco abordou um dilema médico. O enunciado da questão contava a história de dois médicos que faziam parte das tropas do imperador francês Napoleão Bonaparte que invadiram a Espanha.

Um se recusou a fuzilar rebeldes e, em julgamento,  alegou que “o juramento de Hipócrates obrigava-o a cuidar da vida e não por fim a ela” e que o outro atendeu às ordens superiores executando os contrários à invasão. “Justificou a sua atitude dizendo que, ao se integrar ao exército de Napoelão, jurara fidelidade ao regulamento da corporação militar”, dizia um trecho do enunciado. A questão pedia ao candidato uma análise do comportamento dos dois médicos em um texto dissertativo-argumentativo.

Além da Redação, os candidatos inscritos no curso de Medicina reponderam às questões de Português, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Química e Biologia II. De acordo com dados da Comissão de Aplicação do Vestibular (Coave), dos 1014 inscritos pagos, 58 faltaram, o que corresponde a 5,7% de abstenção. O índice é considerado baixo pela organização do concurso que aponta uma disputa acirrada para cada uma das 50 vagas oferecidas.

A movimentação em torno do campus da Unicap começou antes das 7h da manhã, quando os portões foram abertos. Muitos feras foram recebidos com abraços e palavras de incentivo. Uma tradição de alunos voluntários que já estudam Medicina na Católica e que procuram neste gesto de empatia tranquilizar dos candidatos. “Achei muito legal e aconchegante, ajuda a diminuir a tensão”, elogiou a fera Vitória Carvalho de Brito, 18 anos.

Quem também se surpreendeu com a atitude dos alunos e alunas de Medicina foi a candidata Marina Calazans, também de 18 anos. “Achei muito legal a iniciativa porque quando você é recebida assim vai para a prova com outra cabeça”, disse ela que já fez dois vestibulares por experiência e que “esse é pra valer”. Marina disse ainda ter ótimas referências do curso da Católica e gostar da localização da Universidade.

Enquanto os feras respondiam às questões nas salas de aula do bloco G, os acompanhantes participavam das atividades da Jornada Portas Abertas, na Biblioteca da Universidade. Eles foram acolhidos com show do MPB Unicap e um momento de meditação conduzido pela Ação Pastoral da Universidade.

Na sequência, os pais tiveram a opção de tomar chás medicinais, fazer avaliação metabólica, exame de tipo sanguíneo, rodas de diálogo, pilates, técnicas de relaxamento, reabilitação labiríntica, triagem auditiva, estúdio fotográfico, exposição de matemática, informações sobre bolsas, financiamentos e intercâmbio.

“A programação é muito boa, muito acolhedora. Os pais realmente merecem esse espaço. Eu aconselho que os pais participem desse momento como forma de demonstrar o amor e o carinho que sentem pelo filho em trazê-lo para  fazer a prova e acompanhar a programação que a Católica oferece. Vocês estão de parabéns”, destacou Rogério Bastos de Freitas.

Listão – A previsão da Comissão de Aplicação do Vestibular é de que a divulgação seja antecipada para esta sexta-feira (20) no vestibular.unicap.br.