Televisão Digital e Telejornalismo é tema de seminário sobre a TV Digital no Brasil

O curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco promoveu, na segunda-feira (30),  seminário sobre a TV Digital no Brasil. Uma das palestras teve como tema “Televisão Digital e Telejornalismo: tranformações e desafios”.  A palestrante da noite foi a doutoranda em Comunicação Livia Cirne, que participou como colaboradora no laboratório co-autor do middleware Ginga, o LAVID (Laboratório de Aplicações de Video Digital/UFPB), desenvolvendo pesquisa sobre interatividade no telejornalismo. Pelo LAVID, participou do piloto de interatividade para o telejornal da TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo na Paraíba, única emissora a transmitir sinal digital no Estado.

Livia mostrou os diversos mecanismos de participação do telespectador com os telejornais, desde as redes sociais na internet, até os testes feitos com a TV Cabo Branco, onde foi possível responder enquetes ao vivo nos jornais. Explicou também como é feita essa interação ao vivo, e que ainda serão necessários vários testes, já que diversas possibilidades ainda precisam ser testadas.

Ao final da palestra foi aberta uma mesa de debates, com a participação da jornalista e professora do Departamento de Comunicação da UFPE Yvana Fechine e mediada pelo jornalista e professor do curso de Jornalismo da Unicap Claúdio Bezerra.

Para Yvana´, a principal questão que envolve a TV Digital é como esse novo formato poderá melhorar a qualidade da nossa televisão. “O que é qualidade no jornalismo? A partir dessa resposta, nós poderemos pensar nesse casamento com a tecnologia.”

A televisão já faz parte da nossa cultura, e a multiprogramação – proposta pela TV Digital – faria as empresas concorrerem com elas mesmas, e nenhuma das grandes corporações quer isso. “Você aceitaria pagar pela TV Digital? Como fazer para que todas as pessoas tenham acesso aos conversores digitais? Só se a gente criar uma Bolsa TV”, brinca a jornalista.  Apesar de dizer que muitos pontos ainda precisam ser revistos, Yvana Fechine acredita sim que a TV Digital vai dar certo no Brasil.

Para ler sobre a palestra “A política da TV Digital no Brasil: atores, interesses e decisão governamental” clique aqui.