Curso de Direito tem nova coordenadora

O ano de 2012 começou com novidades no curso de Direito. Quem assumiu a coordenação foi a Prof.ª Drª Maria Luíza Santos Ramos, que leciona na Unicap desde 1996 e já tem 26 anos de experiência em sala de aula.

Maria Luíza ensina disciplinas de Direito Cambiário, mas boa parte da sua atividade profisisonal é dedicada à área da defesa da criança e do adolescente. Ela atua como gerente do Núcleo de Defesa da Criança e Adolescente da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco.

Maria Luíza é uma estudiosa do assunto, tanto que seu Mestrado e Doutorado, ambos pela PUC-SP, foram sobre relações sociais direcionadas ao tema. E ela planeja fazer um PhD na área. “Atuei em vários fóruns e debates aqui em Pernambuco que ajudaram a construir o Estatuto da Criança e Adolescente”, relembra.

Agora o desafio é coordenar aquele que é considerado o maior curso da Unicap. São 3.600 alunos matriculados em Direito. Estudantes e professores que aplicam seus conhecimentos a serviço da comunidade, através dos onze Núcleos de Prática Jurídica em bairros da Região Metropolitana do Recife; da Câmara de Conciliação e Arbitragem; e do Fórum Universitário.

“Vamos estimular mais palestras informativas nas comunidades. Acredito que devemos ir além da prestação de serviço jurisdicional e também desenvolver serviços preventivos”, destaca.

Maria Luíza também quer incentivar o aprimoramento do ensino do Direito do Idoso, Ambiental e Petróleo. “São áreas novas e o aluno precisa estar atualizado para atuar convenientemente”.