Startup de ex-aluno da Católica ganha prêmio Destaque em Educação na Campus Party Recife

Raoni-Felipe-Raul-Eskolar
Raoni, Felipe e Raul exibem troféu “Destaque em Educação”, recebido na Campus Party Recife

O ex-aluno do curso de Ciência da Computação, da Universidade Católica de Pernambuco, Raoni Valadares (27 anos), junto com seus sócios Felipe Coutinho (27), também bacharel em ciência da computação, e Raul Lins (31), professor de japonês e arquiteto, foram destaque na Campus Party Recife, realizada em julho, vencendo o Prêmio Destaque em Educação com startup Eskolar.

A Eskolar é uma ferramenta de apoio ao professor, que disponibiliza uma página pessoal ao docente para ele disponibilizar material didático e de apoio, agendar aulas, dar avisos, entre outros, ou seja, um canal direto e contínuo com seus alunos.

Com um investimento inicial de R$ 40.000, subsidiado pela aceleração do Cesar – Entro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, com o apoio da Amazon Serviços Web e Microsoft BizSpark, os jovens empreendedores levaram oito meses da concepção da ideia, pesquisa e lançamento do Eskolar.

Na implementação do sistema, o grupo firmou um convênio com a Escola de Referência em Ensino Médio, Erem, Porto Digital, onde os professores passaram a utilizar e testar o sistema. Hoje, a startup tem mais de 400 contas ativas com clientes no Chile, Colômbia, Venezuela e Angola, além do Brasil. Segundo Raoni Valadares a meta é chegar no final de 2015 com mais de 2.000 contas.

Além da participação na Campus Party, que rendeu ao grupo um convite para uma reunião de negócio com a Prefeitura de Goiana, no litoral pernambucano, os empresários apresentaram o sistema Eskolar na maior Feira da América Latina de Aplicativos, a BRAPPS. Essa ideia que virou negócio foi destaque no site do Pequenas Empresas e Grandes Negócios.

Raoni-Eskolar-GenesioEm entrevista ao Boletim Unicap, o egresso da Católica, Raoni Valadares, falou sobre o que o Eskolar representa para os sócios. “O que o Eskolar representa? Primeiro, o desafio de empreender. No Recife, essa cultura de startups é algo novo,  então existe muitas dificuldades e problemas que serão encontrados por novos empreendedores. São barreiras que talvez nenhum livro poderá resolver. Apenas com ajuda de pessoas mais experientes e trilhando o caminho com as próprias pernas é possível encontrar uma resposta. O Eskolar representa também uma oportunidade de identificar e solucionar problemas no cotidiano dos professores, pois eles são a linha de frente para educação deste país.”

Por fim, Raoni da importância de sua formação na Unicap. “Para mim, Raoni Valadares, desenvolvedor e empreendedor, a formação em Ciência da Computação, na Unicap, ajudou a realizar esse projeto. Os professores do curso incentivavam e ensinavam a pensar em problemas e soluções que não se limitassem apenas à academia. Duas experiências foram marcantes e úteis para a minha vida profissional. Uma, quando fui monitor do professor Márcio Bueno. Ele passava para seus alunos trabalhos e desafios de maratonas de programação e hoje algumas empresas usam maratonas de programação como forma de avaliar e contratar estagiários. A outra experiência foi com o professor Sílvio Bandeira, que não só me permitiu fazer um trabalho de conclusão de curso (TCC) com o tema “Prevenção de Bullying com uso de Redes Sociais”, que foi uma temática fora dos padrões de computação, como me incentivou durante todo processo”, concluiu.