Solenidade marca mudanças no Centro de Ciências Jurídicas

Fotos: Angélica Zenith

A manhã de sexta-feira (9) na Universidade Católica de Pernambuco foi marcada por sentimentos de muita alegria e saudade. Em solenidade realizada no auditório G1, o professor do curso de Direito Marconi Costa Albuquerque tomou posse como novo coordenador da Astepi (Núcleo de Prática Jurídica da Unicap) em substituição à professora Maria Rita Holanda, que pediu para deixar a coordenação para se dedicar ao seu doutorado. Na ocasião,   a coordenadora do curso de Direto, Maria Luiza Ramos Santos, passou a acumular, temporariamente, a sua função com a de Diretora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), uma vez que o professor Jayme Benvenuto pediu para deixar o cargo por ter sido aprovado em concurso para professor da Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila), no Paraná.

O Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, iniciou a solenidade destacando que aquele era “um momento de travessias”, acrescentando que fez questão de reunir toda a comunidade do CCJ naquela manhã para expressar com palavras e gestos as perspectivas que são abertas nesse novo ano. “Vocês estão acompanhando aqui mais do que uma posse de cargos, mas experiências de vida”, completou o Reitor, que pediu para a Decana – mais antiga na congregação de professores da Unicap – e Ouvidora Comunitária, professora Mirian de Sá Pereira,  entregar uma medalha condecorando a professora Maria Rita pelo excelente desempenho que teve na Astepi, o professor Jayme Benvenuto pela nova missão acadêmica e o professor Marconi Albuquerque pelo novo desafio como coordenador do Núcleo de Prática Jurídica.

Professora Mirian Sá - Decana da Unicap e Ouvidora Comunitária

“Quando o professor Jayme falava dos Direitos Humanos – na época da faculdade – ele abordava o assunto com uma profundidade que ainda não se falava. Hoje, estamos tristes com a sua partida, mas ao mesmo tempo felizes por sabermos que ele vai alçar voos maiores”, ressaltou a professora Mirian de Sá Pereira, que foi uma das docentes mais citadas pelos professores durante o evento como forma de agradecimento pela influência na formação dos profissionais.

Sem muitas formalidades, o professor Jayme Benvenuto falou sobre a sua experiência acadêmica como aluno e professor da Unicap e ressaltou a importância do Núcleo de Prática Jurídica para os alunos. “A Católica foi fundamental na minha vida. Essa Universidade consegue oferecer, muito bem, a vinculação da teoria com a prática. E esse é o melhor caminho para apresentarmos ao mercado profissionais capacitados e também comprometidos com a ética”, disse.

A Pró-reitora Acadêmica da Católica,Aline Grego, agradeceu o desempenho da professora Maria Rita e do professor Jayme Benvenuto, lembrando-os que a missão deles como parceiros da instituição continuará sempre. “Foi uma honra trabalhar com os dois quando eu estava à frente da Coordenação de Graduação da Católica e agora como Pró-reitora Acadêmica. Em momento algum, você Jayme, que vai viajar, está dispensado da parceria com a Unicap. A missão dos professores que passam por aqui nunca deixará de existir”, completou.

A professora Maria Rita, além de agradecer a oportunidade de aprendizagem dentro da Astepi, fez uma prestação de contas em seu discurso. “Durante a minha gestão conseguimos implementar uma avaliação diferenciada, institucionalizamos algumas reuniões pedagógicas, renovamos os convênios e criamos dois núcleos de bairro”, frisou a professora, que se colocou à disposição do professor Marconi Albuquerque para contribuir com a evolução da Astepi.

Dando continuidade à solenidade, o professor Marconi agradeceu a oportunidade e destacou a importância do Núcleo de Prática Jurídica da Unicap. “Eu sempre fui encantado por esse Núcleo. Pretendo dar continuidade, principalmente,  aos projetos ligados aos Direitos Humanos”, enfatizou.

Para os alunos, as mudanças inspiram um novo tempo de oportunidades e novos conhecimentos no curso. “Eu estou chegando agora na parte prática, mas só pelo evento de hoje já deu para sentir que o novo coordenador da Astepi está cheio de energia. Fiquei animada”, disse a estudante do 7° período do curso de Direito da Católica, Juliana Reis, 20.

O também estudante de Direito do 7°,período, Aurélio Magalhães, 21, ficou feliz pelas mudanças e pretende se espelhar nos professores que deixaram a Universidade para seguir novos horizontes. “Espero ter a oportunidade de colocar em prática tudo que aprendi nas aulas teóricas”, comentou.