Silvério Pessoa ministra curso sobre Música e Religião

Fotos: Marina Maranhão

Na manhã desta segunda-feira (24), às 9h, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas, aconteceu o primeiro dia do curso de extensão de Música e Religião, ministrado pelo músico, artista e pedagogo, Silvério Pessoa. A atividade faz parte do programa Universidade não tem Idade. O curso aborda a música e a religiosidade desde a Grécia, Roma, Idade Média até o surgimento do mercado atual. Para apresentações das aulas estão sendo utilizadas canções que abordam o tema dentro da MPB até o Rock, trechos de filmes, leituras e análises de textos teóricos e a apresentação do projeto/cd CICLOS, de autoria de Silvério Pessoa.

Antes de começar a aula, o coordenador do programa, professor João Luiz, fez uma breve apresentação do currículo de Silvério Pessoa que, além de músico, compositor e pedagogo, é aluno do Mestrado em Ciências da Religião da Unicap. Já fez diversas viagens internacionais para pesquisar sobre música. Depois, Silvério apresentou um filme chamado “Baraca: um mundo além das palavras”, que mostra imagens de 24 países e busca traduzir a relação do ser humano com o sagradApós essa apresentação, Silvério sugeriu aos participantes que fizessem uma breve apresentação de cada um. Neste momento, pode-se notar a presença de publicitários, jornalistas, nutricionistas e profissionais de diversas áreas.

“O conteúdo, a temática, o objeto do curso já existe há muito tempo. Com a minha inserção no Mestrado em Ciências da Religião da Católica, pude estruturar esse curso oficialmente. A temática já vem de um bom tempo, e agora pude concretizar. Já fiz uma abordagem na Bienal, mas não de forma estruturada. Eu me interesso muito por música desde pequeno, por causa da herança familiar. Minha avó era cantora de rádio e minha mãe era professora de acordeom” , ressalta Silvério.

Muitos participantes gostaram do primeiro dia do curso. Foi o caso de José Gomes Neto, jornalista graduado pela Unicap, que achou a temática bastante envolvente: “Gerou uma expectativa interessante, pois o que me levou a fazer o curso foi, em parte, curiosidade e a extensão de um conhecimento. São características bem próximas da minha carreira. Gostei bastante e sinto que vai acrescentar muito na minha vida profissional”, destacou.

A curiosidade foi o que mais provocou a vinda das pessoas ao curso. Ana Maria Melo, professora de História, conta que “o que mais chamou atenção foi o tema. Sempre tive curiosidade de saber mais sobre música, e unir essa arte tão bela com a religião, o preço maravilhoso e o lugar esplêndido; então, foi magnífico.”

O curso prossegue até esta sexta-feira (28).