Silvério Pessoa faz palestra no Fórum Inter-Religioso da Unicap

silverio 1

Como certas devoções populares verificadas ao Sul da França, de repente também são encontradas no Sertão pernambucano? Essa foi uma das questões levantadas na última reunião, deste semestre, do Fórum Inter-Religioso da Unicap. O encontro foi realizado no auditório do CTCH da Universidade Católica de Pernambuco, na tarde desta segunda-feira(10), e teve como palestrante o músico e aluno do Mestrado em Ciências da Religião, Silvério Pessoa, que apresentou a pesquisa desenvolvida por ele, intitulada “Expressões da Religiosidade Popular: Sul da França (Cultura Occitana e Pernambuco em diálogos e conexões”).

occitaniaAssim como na música feita por ele, o trabalho pesquisado por Silvério Pessoa é uma mescla de elementos diversos, reunindo folclore, religião, cultura esilverio 2 muita história. Nele observamos que a religião e as sociedades são capazes de se manifestar de forma similar em localidades distantes entre si, mas preservando singularidades inerentes a cada região.

A palestra de Silvério encantou não só pela voz suave característica do músico, mas principalmente pela paixão transmitida na apresentação de uma temática pouco explorada, vivenciada pelo autor há mais de dez anos. Ele contou que começou a pensar em fazer mestrado após um encontro com o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens.

“A ideia (da pesquisa) surgiu após um dos meus shows. Ao fim da apresentação, o Reitor veio conversar comigo sobre as minhas músicas e acabamos entrando em questões religiosas. Ele acabou me chamando para fazer o Mestrado em Ciências da Religião”, contou Silvério, que morou quatro meses na Occitania para conhecer a fundo a cultura do local.

A cultura Occitana está presente na vida de Silvério desde antes do encontro com Padre Rubens. Ele já vinha desenvolvendo um trabalho musical sobre o tema, mas sempre observando a latente veia religiosa dessa sociedade.

A pesquisa estabelece comparações entre a cultura e expressões religiosas da Occitania, região localizada ao Sul da França, e as manifestações da religiosidade popular pernambucana. Para desenvolver o trabalho, o pesquisador vivenciou pessoalmente as duas culturas. Observando procissões, peregrinações, locais sagrados e celebrações, o que o permitiu fazer uma análise comparativa. O coordenador do curso do Mestrado em Ciências da Religião, o professor Gilbraz de Souza Aragão ressaltou a importância de estudos como esse.

silverio 3“Como que as devoções populares viajaram com o catolicismo da Europa para cá, se manifestando hoje de maneira muito parecida no Nordeste brasileiro e no Sul da França? Essas questões foram levantadas nessa pesquisa e nos ajudam a ampliar nosso horizonte, tornando perceptível a força, a similaridade e, ao mesmo tempo, a originalidade das manifestações religiosas”, frisou Gilbraz.

As sessões do Fórum Inter-Religioso da Unicap são palco de discussões que desconstroem a ideia da existência de culturas estáticas e independentes. Isso ficou muito claro nas três edições dos encontros promovidos nesse primeiro semestre de 2013. O primeiro fórum foi apresentado pelo antropólogo Frei Tito Medeiros, da Universidade Federal de Pernambuco, que tratou sobre o tema da devoção a São Jorge na região turca da Capadócia. Um santo venerado pelos católicos, mas também pelos muçulmanos.

No segundo encontro foi abordada a trajetória religiosa do maracatu. O antropólogo e professor da Universidade do Estado da Bahia, Ivaldo Lima, falou sobre como essa cultura nordestina, uma dança a princípio religiosa, acabou se folclorizando pelas ruas do Recife.