Seminário sobre fotografia recebe Jonathas de Andrade
|O curso tecnológico de Fotografia da Católica realizou na tarde de sexta-feira (1º) a segunda palestra do ciclo de seminários “Geórgia Quintas convida”, com profissionais da área de fotografia, que visa promover o conhecimento e provocar uma reflexão sobre o fazer fotográfico, além de mostrar o mercado contemporâneo da fotografia. O fotógrafo e artista plástico Jonathas de Andrade foi o segundo convidado deste ciclo.
Geórgia apresentou Jonathas e destacou sua admiração pelo trabalho do fotógrafo. Ele começou a palestra mostrando seu portfólio contando que gosta de colecionar coisas antigas e fotografá-las depois. Um dos seus mais recentes trabalhos foi o projeto “Educação para todos”, a partir de um achado de cartazes antigos da metodologia de Paulo Freire de educação para adultos nos anos 70. Ele retirou alguns elementos e atualizou diversas fotos, numa tentativa de aprendizagem com adultos de hoje.
Jonathan relatou sua viagem para vários países da América do Sul, e produziu um vídeo intitulado “4000 disparos”, feito na Argentina. No Chile, que sofreu recentemente com os terremotos em janeiro de 2010, ele está produzindo uma animação relacionando épocas de revolução do país com as grandes catástrofes.
A professora observou o olhar de Jonathas sob o universo arquitetônico. Alagoano, ele fez diversas fotos de Maceió, e quando veio morar no Recife, também passou a enxergar as construções da cidade e fotografá-las, uma forma de denunciar o desordenado crescimento e a destruição de casas e locais históricos.
O trabalho “Ressaca Tropical” que ficou exposto no Instituto Cultural Banco Real em 2009, foi um dos trabalhos do fotógrafo que mostrou antigos lugares dos bairros recifenses, fazendo uma relação com um diário de um vigilante jogado no lixo e encontrado trinta anos depois.
Após a exposição dos trabalhos, Jonathas iniciou uma conversa com os alunos do curso, e abriu espaço para que eles pudessem relatar suas experiências sobre a vida profissional. Ele contou que antes de optar pela arte e a fotografia, cursou e largou Direito e Publicidade. Mas garante que hoje se sente muito mais realizado com a escolha que seguiu.
O último seminário será com o professor Mauro Guilherme Koury, da UFPB. Ele é coordenador do Grupo Interdisciplinar de Estudos da Imagem.