Seminário Internacional sobre Afirmação dos Direitos das Mulheres Negras e Mulheres Trans debate empoderamento

O Seminário Internacional sobre a Afirmação dos Direitos das Mulheres Negras e Mulheres Trans é uma ação de parceria entre a Prefeitura do Município do Recife, através da Secretaria da Mulher, juntamente com o Consulado do Reino Unido e a Universidade Católica, por meio do Instituto Humanitas. O programa teve início quinta-feira (15) e sexta (16). No primeiro dia, no turno da tarde, a programação contou com o Workshop “Empoderamento das Mulheres Transgêneros”.

foto-14A secretária executiva da Mulher, Conceição Costa,  falou sobre a proposta do workshop. “Queremos dar visibilidade à pauta das mulheres negras e das mulheres trans que, na sociedade, é o segmento que mais sofre violência e violação, que mais sofre com a falta de condições sociais,  falta de condições econômicas, com os piores índices de desemprego. As mulheres negras sofrem com o racismo e com o machismo e, as mulheres trans,  além de todo tipo de preconceito, sofrem com a transfobia. São assassinadas, não conseguem emprego, mesmo que elas  tenham qualificação semelhante às mulheres negras de curso superior ou até com pós-graduação, ela irá ganhar menos do que os homens e menos do que as mulheres brancas. Na realidade, por vezes, não vão se empregar por puro preconceito”.

Ela enfatizou que o Centro Clarice Lispector, vinculado à Prefeitura do Recife,  atende mulheres negras, trans, cis, lésbicas que passam por qualquer situação de violência doméstica familiar ou sexual. Funciona das 7h às 19h e não precisa marcar consulta e, não há a necessidade de denunciar o agressor. No Centro, há o apoio psicológico, jurídico e social. As mulheres que quiserem levar as crianças, também são bem-vindas, pois o local possui educadores que ficam com a meninada enquanto  a mãe é atendida. Todos os serviços são gratuitos.