Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica expõe trabalhos de alunos

Na tarde de quarta-feira (26), alunos que estão finalizando os cursos de licenciatura em Letras, História e Biologia participaram da sessão de pôsteres do XVII Seminário de Pesquisa e Pratica Pedagógica, no salão receptivo do bloco G da Universidade Católica.

Cerca de 25 pôsteres de estudantes em conclusão de curso estavam expostos durante a tarde. Cada um deles informava os planos de intervenção aplicados nas aulas ministradas pelos formandos, nos estágios curriculares, com a finalidade de ajudar os alunos do ensino fundamental a absorver melhor os assuntos abordados em classe.

Este foi o caso dos formandos em História, Bruno Brito, 36, e Eduardo Gomes, 28, que participaram do estágio curricular em duas escolas particulares do Recife, onde iniciaram os estudos sobre a Revolução Francesa com alunos de diferentes faixas etárias. Dentro da classe, os historiadores resolveram sair das práticas cotidianas da sala e fizeram uma aula expositiva sobre a França perguntando aos jovens no que a revolução mudou o mundo de hoje.

“Depois que fizemos com que os alunos participassem das aulas de uma maneira mais movimentada, percebemos um aumento na concentração e elaboração do pensamento critico. Com as exposições, pudemos facilitar o entendimento da história e interligar o passado, mostrando que a história não só existe para matar a curiosidade mas também para explicar o processo de evolução da humanidade”, falou Bruno, orgulhoso com o resultado obtido.

Para a coordenadora do curso de Pedagogia, Elba Leicht, o evento, que acontece uma vez a cada semestre, dá experiência aos formandos e proporciona uma inovação no ensino nas escolas onde estagiaram. “Aqui estão expostos em teoria toda a prática realizada por eles. Todo o processo é bem válido, pois os trabalhos que são feitos nas instituições de ensino deixam os alunos mais centrados nas aulas, melhorando em uma boa porcentagem o aproveitamento dentro de classe”, explicou a coordenadora, alegre pelos bons resultados obtidos pelos alunos quase formados.