Semana de Teologia da Católica lança Volume IV de Circulares Pós-Conciliares de Dom Helder Camara

Cartas-211x300

Abrindo a Semana de Teologia da Universidade Católica de Pernambuco, será lançado no dia 13 de maio, no auditório G2, 1º andar do bloco G, às 19h30, o Volume IV de Circulares Pós-Conciliares, que integra a Coleção Obras Completas de Dom Helder Camara, da Cepe Editora e Instituto Dom Helder Camara – IDHeC .

O volume reúne 366 cartas escritas pelo ex-arcebispo de Olinda e Recife, entre 5 de agosto de 1967 e 25 de janeiro de 1970, dirigidas a amigos e auxiliares de Pernambuco e Rio de Janeiro, nas quais o Dom fala do seu papel nos bastidores do Concilio Ecumênico Vaticano II, realizado em 1965, quando a Igreja Católica fez a opção pelos pobres e pela luta por justiça social,  e da forma como encarava sua missão evangelizadora à frente da Arquidiocese de Olinda e Recife, onde implementava as orientações do Concílio.Durante seu sacerdócio, Dom Helder escreveu 2.122 cartas,m cerca de 650 discursos e sermões e 7.500 poemas-meditação.

As cartas de Dom Hélder estão distribuídas nas obras Circulares Conciliares (escritas em Roma, durante as quatro sessões do Concílio); Circulares Inter conciliares (escritas no Recife, no intervalo entre as sessões); e Circulares Pós-Conciliares (escritas após o Concílio), lançadas pela Cepe Editora e IDHeC.