Semana de Comunicação apresenta tendências na área de publicidade e propaganda

A Semana de Comunicação, promovida pelo curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pernambuco, ocorreu nos dias 6, 7 e 8 de outubro, na sala 510, do bloco A, entre às 9h e 11h. Intitulado como Lente de Aumento, o evento alcançou, neste semestre, a sua 2ª edição, sob a coordenação da professora Janaína Calazans e dos alunos do curso. De acordo com a professora, a finalidade do evento é “apresentar e discutir tendências na área de publicidade e propaganda. As palestras são oportunidade de ter contato com profissionais do mercado e de agregar conhecimentos.” O evento foi aberto aos alunos dos variados cursos e instituições.

A abertura foi marcada pela presença dos convidados Cecília Almeida e Ricardo Mandarine, da agência 4you, que expuseram o tema Do monitoramento ao planejamento: a vigilância como ferramenta publicitária. O objetivo dos palestrantes foram dois: primeiro, o de mostrar a importância da análise do buzz – o qual consiste na forma de realizar estratégias de marketing que ajudam a encorajar os indivíduos no repasse de uma propaganda aos outros, criando potencial para o crescimento da empresa ou do produto. E, em seguida, ressaltar a importância do monitoramento das mídias sociais, para se entender como é feito o filtro publicitário nas redes sociais.

No segundo dia, a equipe da Aleixo Comunicação apresentou o tema É pra torar: do meme ao case de criação. Nesta palestra foi feita a análise do case da Eletroshopping para explicar como nasceu a ideia do comercial, após o considerável sucesso do Black Friday.

O tema Empreendedorismo e mobilização digital: modos de ser nas redes sociais encerrou a Semana de Comunicação, que contou no último dia com as presenças dos convidados Trends do Curado e Virgin Spider. Apesar dos expositores Luan Aleksander, Filipe Gusmão e Amin Melo não serem muitos conhecidos, surpreenderam a plateia ao mostrar toda a criatividade que usaram para a promover o sucesso de seus projetos.

A aluna do 2º período de Publicidade da Unicap Jéssica Carolina Marcolino falou que os expositores incentivaram os alunos a terem iniciativa para tocar os projetos publicitários que possam surgir e que a linguagem bem-humorada deles transformou o último dia do evento no melhor de todos.

Os palestrantes Luan Aleksander e Filipe Gusmão relataram que o objetivo da criação da page Trends do Curado foi o de socializar com os moradores do bairro do Curado os problemas do respectivo lugar, de forma dinâmica e humorística, além de fazer com que as pessoas conheçam melhor a localidade. A página nasceu, há três anos, primeiro na rede social do Twitter e, em seguida, foi parar no Facebook. Os administradores, por serem donos de um fino humor, agradaram os visitantes da page e já contam com 4.350 membros e 8.668 curtidas.

Já o expositor Amin Melo, criador do Virgin Spider, explicou que o seu projeto nasceu despretensiosamente como um hobby, há dois anos, mas que com o passar do tempo transformou-se num projeto publicitário. De acordo com Amin, o projeto consta de uma sequência de fotografias, no Instagram, da miniatura do personagem Homem Aranha para compor cenários que façam referência à cultura pop. Com este trabalho, ele revela ter conseguido o primeiro emprego, na agência Massapê, além de ter prestado trabalhos para as revistas Veja de São Paulo, Zupi e Superinteressante. Também foi convidado pela Sony para produzir uma série de fotos de divulgação referentes ao filme Homem Aranha 2.

Por fim, deixou uma mensagem positiva aos que estavam ali, dizendo que tudo só foi possível, porque “primeiro acreditou em si mesmo. Deste modo, apostou no sonho que tinha”. A próxima edição da Semana de Comunicação do curso de Publicidade e Propaganda acontecerá no 1º semestre de 2015.