Semana de Acolhimento marca início das aulas para alunos do 1º período de Medicina

Os alunos do 1º período do curso de Medicina da Universidade Católica de Pernambuco deram início, nesta quarta-feira (19), ao semestre letivo 2020.2. A abertura oficial da Semana de Acolhimento aos novos estudantes foi feita de forma remota pelo diretor do Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS), Luiz Vital, pelo coordenador do curso de Medicina, o professor Tiago Feitosa, e contou com a participação de outros docentes da graduação.

O diretor do CCBS, Luiz Vital, fez a abertura da Semana de Acolhimento aos estudantes do 1º período de Medicina

Em seguida, o coordenador Tiago Feitosa falou sobre as diretrizes da graduação em Medicina da Unicap, explicando a concepção do curso, a organização didático-pedagógica e o objetivo geral. Ele destacou o lado humano proposto pela graduação da Unicap. “Nós aqui queremos e fazemos questão de dizer que somos comprometidos com o desenvolvimento de pessoas, da justiça social e da construção de uma sociedade melhor e mais justa”, disse Feitosa.

Ruth Santos é estudante do 1º período de Medicina da Unicap

No primeiro encontro, os estudantes fizeram um tour virtual pelos laboratórios utilizados durante a graduação, localizados no Bloco J, guiados pela professora Shalom Pôrto, que também é regente do 1º período. Eles ainda foram apresentados aos outros educadores que compõem o corpo docente do curso. “O primeiro contato com a Universidade foi um verdadeiro acolhimento. Só tenho gratidão a todos os professores, à regente e aos alunos, pela tranquilidade e segurança que nos passaram. É uma sensação boa de estar no caminho certo”, disse a aluna Ruth Santos.

Os calouros também ouviram um pouco da experiência de alunos de outros períodos da graduação e o depoimento da médica Leda Gondim, formada na primeira turma de Medicina da Unicap. “Eu tenho muito orgulho de ser formada pela Unicap, que além da medicina mostra para os estudantes os valores humanísticos que precisam existir na profissão. Vocês vão ter ao longo dessa jornada grandes mestres. Eu tenho muito orgulho de dizer que fui formada por um corpo docente ímpar, que ensina muito além da medicina. Se joguem de cabeça. São seis anos que não voltam. E queria eu poder voltar e vivenciar tudo isso outra vez”, disse Leda.

José Henrique Diniz é estudante do 1º período de Medicina da Unicap

“Eu fiquei muito entusiasmado com a aula, bem empolgado com o curso. Gostei bastante da visita virtual ao campus e de conhecer os professores. Essa aula serviu de motivação. Escutar a experiência de alunos de períodos mais avançados foi bom, são conselhos que a gente vai tentar guardar e levar ao longo do curso”, destaca o calouro José Henrique Diniz.

A Semana de Acolhimento aos alunos do 1º período segue até esta sexta-feira (21). Os alunos ainda vão acompanhar uma apresentação em vídeo dos hospitais que serão utilizados ao longo dos seis anos de formação (Hospital Maria Lucinda e Santa Casa de Misericórdia), além de conhecer mais sobre o curso de Medicina da Universidade Católica de Pernambuco.

Aulas remotas

Em função da pandemia do novo coronavírus, as aulas presenciais da Universidade Católica de Pernambuco foram suspensas no mês de março, depois de decisão do Consórcio Pernambucano Universitas, grupo que reúne todas as universidades do estado. Mesmo com a interrupção das atividades acadêmicas presenciais, o semestre letivo foi mantido por meio do ensino remoto, com o auxílio de ferramentas como o Google Meet e o Google Classroom.