Semana da Mulher na Unicap começa terça-feira

IMG_7677A Semana da Mulher na Universidade Católica de Pernambuco começará nesta terça-feira (17), às 19h, no auditório G2. A 13ª edição do evento tem como tema Protagonismo e Invisibilidade. A palestra de abertura será proferida pela coordenadora da Comissão de Justiça e Paz (CJP) do Regional Norte 2 da CNBB, Irmã Marie Henriqueta Ferreira Cavalcante; e pela presidente da Academia Pernambucana de Letras (APL), a escritora Fátima Quintas.

Desde 2008, a Irmã Marie desempenha um papel importante na apuração de denúncias e acompanhamento de investigações dos casos de abuso e exploração sexual de menores no Estado do Pará. Ela colaborou com a CPI da Pedofilia, instalada na Assembleia Legislativa do Pará.

IMG_7672Pelo reconhecimento de sua luta em defesa da vida, ela recebeu o Troféu João Canuto de Direitos Humanos. A realização de trabalhos sociais e a defesa dos direitos humanos no Pará lhe rendeu as medalhas de Mérito Comunitário João Meneses e a de Mérito Legislativo Newton Miranda, concedidas pela Assembleia Legislativa.

Fátima Quintas ocupa a cadeira de nº 31 da APL e também integra a União Brasileira de Escritores (PE) e a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames). Ela tem graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ao longo de 37 anos, atuou como pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Quintas tem pós-graduação em Antropologia Cultural e Museologia no Instituto de Ciências e Política Ultramarina e no Museu das Janelas Verdes de Lisboa.

Atualmente, Fátima Quintas coordena o Instituto de Tropicologia da Fundação Gilberto Freyre. Ela é articulista do Jornal do Commercio desde 1987. A escritora publicou diversas obras entre elas Joaquim Nabuco & Gilberto Freyre – face a face (2012); Recife: passeio à antiga (2008); A ilustre casa dos fantasmas (2006); O Silêncio das Horas (2004); Sexo à moda patriarcal (2008).

IMG_7668A mediação da palestra de abertura ficará a cargo da professora do curso de Jornalismo Andrea Trigueiro, doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco. Confira no http://www.unicap.br/ihu/?p=6915 a programação completa da 13ª Semana da Mulher.