Semana da Consciência Negra presta homenagem ao músico José Tobias
|No encerramento da Semana da Consciência Negra, sábado (24), no Museu da Abolição, o cantor e compositor pernambucano José Tobias recebeu homenagem do museu e do Governo do Estado. A homenagem foi entregue pelo secretário executivo do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Etnicorracial de Pernambuco, Jorge Arruda, que na ocasião confiou à Tobias o certificado do Saber Notório.
A cerimônia e coordenação do evento foi regida pelo coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Clóvis Cabral, e iniciou com as rufadas dos tambores do Maracatu Nação Porto Rico. Mãe Elda, rainha do Maracatu, também participou do tributo.
O secretário executivo Jorge Arruda ressaltou a importância do momento para o Governo do Estado através da construção de ações afirmativas do Programa Pacto pela Vida, que previne e reprime a violência no Estado. Ele destacou ainda o trabalho que o Governo vem fazendo para a promoção da igualdade racial, enfrentamento ao racismo e combate à intolerância religiosa.
Quem é José Tobias
José Tobias iniciou a carreira artística no Recife. Em 1950, começou a trabalhar na Rádio Jornal do Commercio na capital pernambucana. Pouco depois transferiu-se para o Rio de Janeiro, sendo levado para a Rádio Tupi por João Calmon. Da Tupi do Rio de Janeiro passou para a Rádio Record de São Paulo e passou a realizar dois programas semanais nas duas emissoras.