Segundo dia da Unigames debate as trilhas sonoras e os jogos educativos
|Novamente com casa cheia, o UniGames 2013 – Games Everywhere fechou o seu segundo dia de debates. Os palestrantes desta terça-feira (5) foram Diogo Carvalho, analista da Mr. Plot, o desenvolvedor de trilhas sonoras Paulo Germano e o ex-aluno do curso de Jogos Digitais e sócio-fundador da startup Rapp’s Studio, Pedro Queiroz, que abordou a realidade aumentada com a utilização do kit de desenvolvimento de aplicativos (SDK), da Intel.
O analista de sistemas Diogo explicou sobre o funcionamento da sua empresa, a Mr. Plot, no mercado digital educativo. “Os poucos e-books interativos que existiam na Apple Store para educação, ou eram em inglês, ou eram de péssima qualidade. Vimos isso como uma ótima oportunidade de mercado”, ressaltou. A empresa tem dois anos e meio de fundação e vem fazendo sucesso com aplicativos como o ABC do Bita e Bita e os Animais.
Contudo, esbarra em uma das grandes problemáticas da atualidade: A compra de produtos digitais. “É cultura das pessoas não querer pagar por um aplicativo. Tivemos que nos readequar ao mercado, produzindo jogos que ensinem coisas. Os pais acharam muito mais útil um abecedário do que um livro interativo, por exemplo”, frisou. “É um nicho que tá começando a crescer agora, e nós estamos sendo os pioneiros. Isso nos motiva a inovar mais ainda”, finalizou.
Paulo debateu a temática da produção de trilha para jogos. “A trilha sonora é tão importante quanto a imagem, para ajudar na imersão do jogo, complementar a experiência do jogador no game”, argumentou. “Até o filme mudo tem trilha. É uma obra audiovisual, não é só visual. São duas áreas que se complementam”, explicou.
O UniGames 2013 vai até esta quarta-feira (6), com debates e palestras sobre empreendedorismo e games 2D. Informações, acesse: http://www.unicap.br/unigames2013