Secretário extraordinário da Copa do Mundo em Pernambuco Ricardo Leitão faz palestra de abertura da 10ª Siucs

Por Taisa Tavares – Especial para o Boletim Unicap

O secretário extraordinário da Copa do Mundo em Pernanmbuco, Ricardo Leitão, foi o palestrante da abertura da 10ª Semana de Integração Universidade Católica e Sociedade (Siucs). Professores, alunos e funcionários dos diversos cursos e setores da Unicap lotaram o auditório G2 na noite desta terça-feira (23). Após a acolhida do Reitor, Padre Pedro Rubens, o debate foi mediado pelo professor do curso de Jornalismo Álvaro Filho, que recebeu as perguntas do público.

Antes, Leitão fez uma explanação com as informações e dados mais recentes sobre as obras planejadas para o Mundial da Fifa em 2014 e a Copa das Confederações em 2013. Ele começou justificando a escolha de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, para ser o local da Arena Pernambuco, estádio com capacidade para 46 mil torcedores orçado em mais de 532 milhões de reais. “São Lourenço tem um grande território, totalmente adequado às exigências da Fifa. Somado a isso, a cidade está localizada nas proximidades dos grandes pontos de locomoção como aeroporto, BR 101 e do metrô. Sem falar que também não é distante das cidades de Goiana e João Pessoa”.

O complexo habitacional que será construído nos arredores do estádio, a chamada Cidade da Copa, custará de R$ 1,8 bilhão. No total, os investimentos  do Governo do Estado nos empreendimentos esportivos até 2014 ficarão na ordem de R$ 3,9 bilhões. Leitão salientou ainda que a Copa do Mundo vai ser responsável por mais de 73 mil horas de transmissão de TV, com uma audiência estimada em 3,5 bilhões de pessoas (metade da população mundial) e irá envolver 15 mil voluntários da Fifa, 80 mil voluntários nas 12 cidades-sede e 6,5 milhões de participantes da Fan Fest.

Segundo o secretário, Pernambuco irá receber 22 obras estruturadoras. Entre elas, a duplicação da BR 408; a construção de viadutos nesta rodovia (acesso à Arena) e na PE-15 em Olinda (Bultrins e Ouro Preto); Terminal Integral do TIP; Estação do Metrô Cosme e Damião; Terminal Integrado Cosme e Damião; Ramal da Copa (intervenções próximas ao estádio); passarela ligando o aeroporto ao terminal integrado no bairro da Imbiribeira; aquisição de seis novos trens para o Metrorec; Incremento do Terminal Marítimo de Passageiros (no Bairro do Recife); Via Mangue (bairro de Boa Viagem); Implantação dos corredores  BRTs Norte/Sul, Leste/Oeste; Criação da área integrada de segurança na Cidade da Copa; Centro de Comando e Controle Integrado; Recuperação do trecho metropolitano BR-101 e a triplicação do trecho da BR-232.

O governo já concluiu as obras do Terminal Integral do Aeroporto; implantou novos conectores do Aeroporto; terminou o viaduto da Panordestina e a Estrada da Batalha. O secretário tambén falou sobre o legado que o evento deixará para a insfraestrutura de Pernambuco. “Além de todas essas melhorias no nosso sistema de transporte e mobilidade, esse projeto deixará muitos legados para nosso Estado, quer seja na ampliação das parcerias com empresas privadas, incremento no turismo, novas oportunidades de trabalho e carreiras e um grande reforço na segurança e dinamismo econômico”, disse Leitão.

Sobre Ricardo Leitão  – Formado em Jornalsimo pela Unicap em 1974, o jornalista atuou como repórter das revistas Veja (na qual também foi chefe da sucursal do Recife) e Manchete e do jornal Folha de São Paulo. Foi diretor de redação do Diario de Pernambuco em duas ocasiões. Na gestão do então governador Miguel Arraes (1987-1990) foi secretário de Imprensa. Já no governo Eduardo Campos, atuou como secretário da Casa Civil (2007-2010), de onde foi deslocado para a Secopa.