Saúde bucal e nutrição abrem o curso de Fisioterapia para Gestantes

Saúde bucal e nutrição foram os temas do primeiro encontro realizado pelo curso de Fisioterapia para Gestantes, na tarde desta segunda-feira (13). Além das aulas sobre saúde, a atividade teve exercícios específicos para as grávidas que foram até a Clínica Corpore Sano. Participaram como palestrantes a nutricionista Amanda de Souza Bezerra Pires Ferreira e o odontólogo Diogo José Pires Ferreira e Silva.

O curso foi planejado levando em consideração conteúdos das disciplinas de Saúde Pública e Ginecologia Obstetrícia. De acordo com os professores da graduação em Fisioterapia da Unicap, a ideia é promover a consciência corporal durante a gravidez por meio de exercícios respiratórios, movimentos de preparação para o parto e todas as informações necessárias para o período de gestação. “Temos mulheres com tempo de gestação variado justamente para proporcionar uma troca de experiência”, disse a professora Glívia Barros.

Professores a frente da organização do curso

O curso está organizado em seis encontros, sempre às segundas e quartas-feiras, das 13h às 17h, até 27 de maio. Além da participação dos alunos do 10º período de Fisioterapia, as atividades contam também com estudantes de Fonoaudiologia, Psicologia e Enfermagem. “As mães terão dicas de amamentação e até ultrassonografia natural, que é quando elas apalpam a barriga e desenham a posição do bebê. Elas sairão daqui com a barriguinha desenhada”, explicou a professora Valéria Passos ao se referir à atividade do último dia do curso.

De acordo com os organizadores, a ideia é que o minicurso possa ser ampliado para um projeto de extensão. “A gente pretende trazer informações gerais sobre este momento em que elas estão vivendo, que é a gestação. Desde as mudanças no corpo, até questões de saúde mental e emocional. Vamos dar dicas também sobre os primeiros cuidados com o bebê e conversar sobre exercícios para minimizar a ansiedade. Os alunos irão ensinar exercícios preparatórios para o parto, como também outros que possam minimizar as dores lombares ou desconfortos que podem surgir na gravidez”, afirma a coordenadora do curso de Fisioterapia da Unicap, professora Cristiana Machado. Ela disse ainda que há vagas disponíveis para quem quiser fazer o curso, que é gratuito.

Entre as grávidas que acompanharam a primeira aula, estava a venezuelana Genesis Velasquez. Aos 19 anos, ela está na 38ª semana de gestação à espera de Reymond. Genesis é assistida pela Casa de Direitos instalada na Unicap. Natural da cidade de Maturín, no estado de Monagas, ela estava acompanhada do marido, o técnico em mecânica industrial Andy Carrasquel, 27 anos. A família está em dificuldade porque o pai da criança não consegue encontrar emprego. “Nós viemos de Roraima e estamos no Recife já há quatro meses. Esse tipo de curso vai me ajudar bastante principalmente para quem espera o primeiro filho como eu”, contou Genesis, que vai ter dar à luz na capital pernambucana.

Inscrições gratuitas: 99282-0165 (Whatsapp)

Horário: Segundas e quartas, das 13h às 17h

Clínica Corpore Sano, Rua Manuel Pereira, Nº 220, no bairro de Santo Amaro.